A colonização microbiana do intestino no início da vida influencia a fisiologia e o desenvolvimento do hospedeiro, moldando o seu fenótipo. O desenvolvimento do tracto intestinal dos leitões recém-nascidos proporciona uma "janela de oportunidade" para programar a composição da microbiota e o correspondente desenvolvimento intestinal. O objectivo do presente estudo era investigar o impacto da alimentação precoce na composição de microbiota jejunal e cólica e na maturação intestinal em leitões em lactação. A partir de dois dias de vida, os leitões alimentados precocemente (n = 6 ninhadas) tiveram acesso a uma ração sólida contendo uma mistura de fibras até ao desmame (dia 29), para além do leite da porca, enquanto os leitões de controlo (n = 6 ninhadas) foram alimentados exclusivamente com leite da porca. O comportamento alimentar dos leitões foi avaliado diariamente através de gravações de vídeo. No final da lactação, 14 porcos por tratamento foram abatidos para recolher segmentos de jejuno, íleo e cólon para análise morfológica, e conteúdos do lúmem para determinar a microbiota, pH e ácidos gordos de cadeia curta.
A alimentação precoce teve um impacto significativo sobre a microbiota do cólon, enquanto que não se observou tal efeito sobre a microbiota do jejuno e do íleo. As pontuações quantificadas de comportamento alimentar poderiam explicar significativamente a variação na composição de microbiota de leitões alimentados precocemente e apoiar a sua classificação em bons, moderados e maus comedores. Os membros da família Lachnospiraceae e os géneros Eubacterium, Prevotella e Ruminococcus foram quantitativamente associados com as pontuações. Foi identificada uma redução do pH no ceco e no cólon em leitões alimentados precocemente, que coincidiu com um aumento na concentração de ácidos gordos de cadeia curta. Além disso, foi também observado um aumento no peso e comprimento de vários segmentos do tracto intestinal, bem como uma diminuição da razão vilosidade/cripta na mucosa jejunal e um aumento da abundância de células proliferativas na mucosa do cólon.
Em conclusão, os resultados do estudo indicam que a alimentação precoce com uma dieta mista de fibras (pré-desmame) altera a composição da microbiota, pH e produtos de fermentação no intestino distal dos leitões, enquanto altera as medidas macroscópicas e microscópicas do intestino. Estes resultados exemplificam o potencial da alimentação precoce para modular o desenvolvimento do intestino em leitões jovens.
Choudhury R, Middelkoop A, De Souza JG, Van Veen LA, Gerrits WJJ, Kemp B, Kleerebezem M. Impact of early-life feeding on local intestinal microbiota and digestive system development in piglets. Scientific reports. 2021; 11(1): 1-16. https://doi.org/10.1038/s41598-021-83756-2