X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Avaliação do efeito da arginina na água e na ração sobre a integridade intestinal de leitões desmamados

A suplementação com arginina em leitões desmamados pode melhorar o desempenho em termos de crescimento e a morfologia intestinal, independentemente do método de suplementação (ração ou água).

12 Outubro 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Muitas estratégias nutricionais têm sido sugeridas para prevenir ou atenuar o fraco desempenho do crescimento em leitões desmamados associado a uma barreira intestinal comprometida. Entre elas, tem sido destacado que a arginina desempenha um papel importante na função da barreira intestinal e na imunidade, estimulando a síntese de proteínas e reduzindo a permeabilidade transepitelial, melhorando assim a área de absorção intestinal. Por conseguinte, o objetivo deste estudo foi determinar se a suplementação com arginina adicional, quer na água quer na ração, e as suas combinações melhoram a integridade intestinal e o desempenho do crescimento em leitões desmamados. Para o efeito, foram utilizados duzentos e quarenta leitões desmamados. Cada uma das 80 boxes albergou três leitões (21 ± 2 dias de idade) que foram distribuídos aleatoriamente por quatro tratamentos com água (0%, 4%, 8% e 12%) de arginina administrada por um sistema de administração de medicamentos na água 1:128) em combinação com três tratamentos com arginina na ração (1,35%, 1,55% e 1,75% de arginina digestível ileal normalizada; SID). Oitenta leitões foram submetidos a eutanásia no sexto dia, 1 leitão/boxe, para avaliar a altura das vilosidades e a profundidade das criptas ileais. Os restantes leitões foram retirados do tratamento com arginina-água e alimentados com dietas da fase 2 formuladas com 1,35%, 1,55% e 1,75% de arginina DIE. Todos os leitões receberam uma dieta comum do dia 20 ao dia 41.

Como resultado, não foi detectada qualquer interação entre a arginina na água e na ração no desempenho de crescimento dos leitões desmamados. Verificou-se um efeito quadrático significativo da arginina DIE na ração sobre o peso final dos leitões, o ganho médio diário, o consumo médio de ração e a eficiência alimentar, em que a suplementação com 1,55% de arginina na ração tendeu a melhorar o desempenho do crescimento em comparação com o nível de 1,35% durante os 41 dias do ensaio. A utilização de 8% de arginina na água resultou numa redução da profundidade da cripta e numa melhoria da permeabilidade intestinal. A utilização de 4% de arginina na água reduziu significativamente o rácio altura das vilosidades: profundidade das criptas.

Em conclusão, a suplementação de 1,55% de arginina na dieta melhorou o ganho médio diário, o consumo de ração, a eficiência alimentar e o peso final dos leitões, mas não alterou a morfologia das vilosidades intestinais. No entanto, a utilização de arginina na água resultou numa melhoria das vilosidades intestinais, mas sem alterações fenotípicas no crescimento dos leitões em transição.

Greiner L, Humphrey D, Kerr B, Becker S, Breuer S, Hagen C, Elefson S, Haydon K. Water-and Feed-Based Arginine Impacts on Gut Integrity in Weanling Pigs. Translational Animal Science. 2023; txad059. https://doi.org/10.1093/tas/txad059

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista