X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito da construção do ninho na lactação e comportamento maternal em porcas

Parece que o comportamento de construção do ninho pré-parto nas porcas se poderia melhorar proporcionando materiais para a nidação. Isto, unido às elevadas concentrações de OT e PRL, poderia resultar num melhor desenvolvimento da lactação e conduta maternais em porcas de lactação precoce.

21 Abril 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Neste estudo foram avaliados os efeitos de facilitar a conduta de construção do ninho antes do parto, fornecendo abundantes materiais para a sua construção, sobre as características maternas depois do parto em porcas ao início da lactação. Um total de 35 porcas, aproximadamente sete dias antes da data prevista de parto, foram estabuladas em: (1) JAULA (N = 11): maternidade fechada (210 cm x 80 cm) com fornecimento de grandes quantidades de serradura, ( 2) PARQUE (N = 12): maternidade aberta com fornecimento de grandes quantidades de serradura e (3) NINHO (N = 12): maternidade aberta com fornecimento de abundantes materiais para a nidação. Foram recolhidas amostras de plasma das porcas, através de um catéter permanente, nos dias -3, -2 e -1 (sendo o parto no dia 0) para análise de oxitocina (OT) e prolactina (PRL). O comportamento de construção do ninho pré-parto foi observado nas porcas durante um período de 20 minutos por hora, desde as 18 h antes do parto até ao nascimento do primeiro leitão. Este comportamento incluía escavar com as patas, fossar e colocar o material para o ninho. Investigaram-se as possíveis interacções entre a conduta de construção do ninho e as características maternas pós-parto.

Observou-se uma maior duração da conduta de construção do ninho nas porcas NINHO, seguido por PARQUE e JAULA, respectivamente (p <0,0001), e esta duração tenda a estar correlacionada com a OT pré-parto em porcas (rs = 0,20, P = 0,05). Ambas as concentrações de OT e PRL pré-parto foram maiores nas porcas NINHO que nas JAULA e PARQUE (P <0,05). Existia uma interacção entre as concentrações de OT e PRL (r = 0,26; p <0,01) e PRL aumentou à medida que se aproximava a data do parto (P <0,0001), enquanto que a OT pré-parto não variou entre os dias. A duração total do comportamento de construção do ninho correlacionou-se positivamente com o cuidado das porcas ao deitarem-se no pós-parto (rs = 0,52, P <0,01) e negativamente com a duração média das amamentações nas fases iniciais da lactação (rs = -0,42; p <0,05 ).

Em conclusão, parece que o comportamento de construção do ninho pré-parto nas porcas se poderia melhorar proporcionando materiais para a nidação. Isto, unido às elevadas concentrações de OT e PRL, poderia resultar num melhor desenvolvimento da lactação e conduta maternais em porcas ao início da lactação.

Prepartum nest-building has an impact on postpartum nursing performance and maternal behaviour in early lactating sows. Yun, Jinhyeon et al. Applied Animal Behaviour Science , Volume 160 , 31 - 37. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.applanim.2014.08.011

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista