As fibras alimentares regulam a resposta imunitária e a função de barreira através da interação com as células epiteliais e as células imunitárias. No entanto, as diferenças na regulação da saúde intestinal de diferentes raças de suínos pela fibra alimentar continuam por esclarecer.
Métodos: Um total de 60 suínos saudáveis (20 suínos/raça) das raças Taoyuan e Xiangcun de pelagem preta e Duroc (peso = 11,00 ± 1,00 kg) foram alimentados com dois níveis diferentes (baixo e alto) de fibra alimentar durante 28 dias para avaliar as diferenças na modulação da imunidade intestinal e da função de barreira pela fibra alimentar em diferentes raças de suínos. Foram recolhidas amostras de sangue e medidos os parâmetros hematológicos.
Resultados: Os suínos Taoyuan e Xiangcun apresentaram contagens e rácios de eosinófilos e rácios de linfócitos plasmáticos mais elevados, mas níveis de neutrófilos mais baixos do que os suínos Duroc quando alimentados com um baixo nível de fibra alimentar. Os suínos Taoyuan e Xiangcun apresentavam contagens mais elevadas de eosinófilos, volume corpuscular médio e níveis médios de hemoglobina dos glóbulos vermelhos e rácios plasmáticos de eosinófilos, enquanto os neutrófilos eram mais baixos em comparação com os suínos Duroc quando alimentados com um nível elevado de fibras alimentares. O elevado teor de fibras alimentares reduziu as concentrações de IgA, IgG, IgM e sIgA no íleo dos suínos Taoyuan e Xiangcun em comparação com os suínos Duroc, enquanto as concentrações plasmáticas de IgG e IgM dos suínos Taoyuan eram superiores às dos suínos Duroc. Além disso, em comparação com os porcos Duroc, o elevado nível de fibra alimentar diminuiu os níveis de IL-1β, IL-17 e TGF-β no plasma, e IL-1β, IL-2, IL-6, IL-10, IL-17, IFN-γ, TGF-β e TNF-α no íleo dos porcos Taoyuan e Xiangcun. No entanto, o nível elevado de fibra alimentar não afectou a expressão do ARNm das citocinas no íleo dos porcos Taoyuan, Xiangcun e Duroc, embora tenha aumentado a expressão de TRAF6 dos porcos Taoyuan em comparação com os porcos Duroc. Além disso, o elevado teor de fibras alimentares aumentou a abundância de Claudin nos suínos Taoyuan e Duroc em comparação com os suínos alimentados com baixo teor de fibras alimentares. Além disso, nos grupos de baixo e alto teor de fibra alimentar, os porcos Xiangcun apresentavam uma maior abundância de Claudin e ZO-1 em comparação com os porcos Taoyuan e Duroc.
Conclusão: A fibra alimentar aumentou a regulação das células imunitárias plasmáticas nos suínos Taoyuan e Duroc, os suínos Xiangcun apresentaram uma função de barreira melhorada e os suínos Duroc aumentaram a inflamação ileal, indicando que os suínos Duroc são menos tolerantes à fibra alimentar do que os suínos Taoyuan e Xiangcun.
Ding S, Cheng Y, Azad MAK, Dong H, He J, Huang P, Kong X. Dietary fiber alters immunity and intestinal barrier function of different breeds of growing pigs. Frontiers in Immunology. 2023; 14: 1104837. https://doi.org/10.3389/fimmu.2023.1104837