As propriedades físicas da dieta são factores importantes para determinar a performance dos animais. A redução do tamanho das partículas pode incrementar a área de superfície para a digestão enzimática, o que produz efeitos positivos sobre a digestibilidade dos nutrientes. No entanto estas variações no alimento podem aumentar o custo de produção e reduzir a eficiência do alimento. O objectivo deste estudo foi o de avaliar os efeitos do processamento e do tamanho de partícula do alimento sobre a performance, a digestibilidade dos nutrientes, as características da carcaça e a saúde gástrica dos porcos de engorda, para recolher mais informação sobre a forma óptima do alimento na produção de suínos. Com este propósito, um total de 360 porcos de engorda (22,6±0,01 kg de peso inicial) foram distribuídos por 1 de 6 tratamentos por peso e sexo e 10 porcos por parque, num desenho em blocos completamente aleatório. O peso e o consumo de ração foram registados para calcular a performance do crescimento. Para o ensaio de digestibilidade, um total de 24 porcos castrados com um peso inicial de 33,65±0,372 kg foram divididos aleatoriamente por 6 tratamentos. Os tratamentos dietéticos foram implementados num desenho factorial de 2 x 3 baseado em dois factores principais: o tamanho de partícula (600, 750, 900 μm) e a forma do alimento (farinado ou granulado). As dietas experimentais foram formuladas seguindo os requerimentos do NRC (2012)
Como resultado, o peso e o ganho médio diário não foram afectados com os tratamentos dietéticos, e a ingestão de alimento pelos porcos de engorda (semana 6 a 12) aumentou quando os animais foram alimentados com uma dieta farinada. Durante todo o ensaio, a eficiência do alimento melhorou com a apresentação em grânulos e o tamanho mais reduzido das partículas. A dieta granulada teve efeitos sobre o aumento da digestibilidade da gordura bruta em comparação com a dieta farinada, mas não foram encontradas diferenças significativas na digestibilidade da matéria seca e da proteína bruta entre tratamentos dietéticos. Na avaliação da saúde gástrica foi observada uma tendência a uma maior queratinização na região esofágica à medida que se diminuía o tamanho de partícula.
A eficiência do alimento poderia melhorar com uma dieta granulada e um tamanho reduzido das partículas. A digestibilidade dos nutrientes, as características da carcaça e a saúde gástrica não foram afectadas pela forma do alimento e pelo tamanho de partícula a variar entre 600 e 900 μm.
Jo YY, Choi MJ, Chung WL, Hong JS, Lim JS, Kim YY. Effects of feed form and particle size on growth performance, nutrient digestibility, carcass characteristics, and gastric health in growing-finishing pigs. Animal Bioscience. 2021; 34(6): 1061. https://doi.org/10.5713/ab.20.0777