Para poder determinar como a introdução de uma pessoa formadora em temas de maneio dos animais (HE nas suas siglas em inglês) pode afectar a mortalidade ou os índices de eliminação, produtividade, e custos de tratamento em porcs após o desmame, realizaram-se dois ensaios onde se comparou o rendimento de animais desmamados em grupos com a figura do educador ou com os cuidados standard (SC nas suas siglas em inglês).
No primeiro ensaio realizou-se uma análise retrospectiva que comparou a percentagem de mortalidade, peso no final das baterias e o custo do tratamento antes (72 grupos) e depois (83 grupos) de receber formação em maneio em 12 sítios de baterias. O segundo ensaio comparou prospectivamente as percentagens de animais eliminados, mortalidade, porcos de elevado valor e custos de tratamento por animal desmamado em grupos adicionados aleatoriamente aos grupos HE (n = 20) ou SC (n = 20).
No Ensaio 1, as diferenças entre os grupos HE e SC em relação à percentagem de mortalidade (3.12% contra 3.64%) e o custo do tratamento por porco ($0.54 contra $1.08) foram significativas. O peso no final das baterias foi superior nos grupos HE (26,28 kg) em comparação com os grupos SC (25,51 kg). No segundo ensaio, a percentagem de porcos de alto valor no final das baterias foi maior nos grupos HE (93,92%) que nos grupos SC (91,48%).
Os resultados mostram que a utilização sistemática de formação no maneio e o enfoque no cuidado individual do porco bem como a execução de protocolos pode melhorar significativamente a produtividade, mortalidade e a percentagem de eliminação bem como os custos de tratamento de porcos em crescimento.
Galina Pantoja L, Kuhn M, Hoover T, et al. Impact of a Husbandry Education Program on nursery pig mortality, productivity, and treatment cost. J Swine Health Prod. 2013;21(4):188–194.