Na Europa, o desmame antes dos 28 dias de idade é proibido. Alguns estudos sugeriram que uma diminuição na idade do desmame poderia melhorar a eficiência alimentar e a taxa de crescimento, diminuindo a transferência de agentes patogénicos para a descendência. No entanto, o sistema de desmame precoce tem desvantagens no ganho médio diário (GMD) nos sistemas “wean-to-finish”, na taxa de mortalidade e no aparecimento de comportamentos agressivos. Outro factor importante a ter em conta é o peso ao desmame. A taxa de crescimento tende a ser maior em porcos grandes que nos porcos pequenos e o peso ao desmame e a sua variação são influenciados pelo peso ao nascimento e a sua variação nos leitões. Estes factores têm sido bem estudados, no entanto a investigação sobre os seus efeitos na qualidade da carne é insuficiente.
O objectivo deste estudo foi comparar a qualidade da carne de porcos de engorda classificados por diferentes idades e pesos ao desmame e estabelecer o efeito da interacção da idade ao desmame e peso, sobre a qualidade da carne.
Um total de 468 leitões de 57 porcas e 4 varrascos, foram agrupados por idade ao desmame (D21, 18-24 dias; D28, 25-32 dias). Todos os porcos foram alojados ao acaso nos currais (12 porcos por curral) dentro de um pavilhão. Cada grupo de desmame foi subdividido em tês grupos de peso (L, M e H) de acordo com o peso ao desmame. Para o D21, os pesos foram 5,9 ± 0,1 kg (L), 7,3 ± 0,1 kg (M) e 9,0 ± 0,3 kg (H). Para o D28, os pesos foram 5,8 ± 0,1 kg (L), 7,4 ± 0,1 kg (M) e 9,2 ± 0,1 kg (H). Os parâmetros registados após o abate foram pH e cor da carne aos 45 min e 24 h, marmoreado, capacidade de retenção de água e a textura.
O grupo D28 teve um maior peso de carcaça, cor avermelhada e amarelada, mas teve pontuações mais baixas de marmoreado e menos perdas por gotejamento que o grupo D21 (P <0,05). Os porcos com um peso ligeiro ao desmame tiveram um maior peso da carcaça e cor amarela dos porcos com um peso médio ou alto ao desmame (P <0,05). A idade ao desmame teve uma correlação negativa com as perdas por gotejamento e o peso da carcaça (P <0,05).
Concluiu-se que a carcaça e os parâmetros de qualidade da carne em porcos estiveram significativamente relacionados com a idade e o peso ao desmame. Portanto, foi visto que a idade e o peso dos leitões ao desmame não são menos importantes que os resultados de crescimento pós-desmame e de comportamento, quanto a características e qualidade da carne e da carcaça.
KO, K. B., Kim, G.D., Kang, D.G., Kim, Y.H., Yang, I.D. and Ryu Y.C. 2015. The influences of weaning age and weight on carcass traits and meat quality of pigs. Animal Science Journal, 86:428-434. DOI: 10.1111/asj.12314