X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da selenometionina sobre a qualidade da carne e a deposição de selénio em porcos de engorda

A Selenometionina pode melhorar a qualidade da carne e a deposição de selénio em porcos de engorda.

26 Maio 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A função mais estudada do selénio (Se) é a sua capacidade de manter o estado redox no corpo activando a enzima glutatião peroxidase (GSH-Px). Diferentes autores determinaram uma maior biodisponibilidade e retenção muscular de fontes orgânicas em comparação com as fontes inorgânicas comummente utilizadas, o que implica melhores resultados na qualidade da carne de porco, incluindo menores perdas de exsudação, menor perda de cozedura (PC) e menor taxa de peroxidação lipídica, indicando um maior tempo de conservação da carne. O objectivo deste estudo era verificar a influência da suplementação com selenometionina (SM) no desempenho, rendimento da carcaça, características de qualidade da carne e deposição de Se nos tecidos de suínos de engorda. Um total de 128 porcos híbridos com um peso médio de 76 kg foram distribuídos em blocos aleatorizados de acordo com o peso em oito tratamentos (oito parques por tratamento). Os tratamentos experimentais consistiram em dois níveis de Se de selenito de sódio (SS) (0,3 e 0,6 ppm), quatro níveis de Se de SM (0,3, 0,4, 0,5 e 0,6 ppm) e duas combinações de SS com SM (SS 0,15 + SM 0,15 ppm e SS 0,3 + SM 0,3 ppm) fornecendo 0,3 e 0,6 ppm Se na dieta, respectivamente. As rações eram à base de milho e bagaço de soja. Após 30 dias de experimentação, os parâmetros de desempenho foram analisados e os porcos foram abatidos num matadouro comercial.

Foi avaliado o rendimento da carcaça fria, as características físico-químicas do lombo e o conteúdo de Se em músculo e fígado. Não houve diferenças significativas nos parâmetros de desempenho; contudo, houve um efeito linear no aumento do rendimento das carcaças com o aumento do SM. O uso de SM sozinho ou combinado com SS proporcionou maior deposição de Se em músculo em comparação com SS. A maior deposição Se em músculo ocorreu com SM a 0,4 ppm. As SS forneceram deposição Se mais elevada no fígado. A SM mostrou os melhores resultados em termos de qualidade da carne em comparação com outras fontes. O nível de 0,4 ppm Se promoveu os melhores resultados em termos parâmetros de amarelos, brilho, perda de cozedura e pH.

A utilização de SM a qualquer nível favorece uma maior estabilidade de oxidação da carne de porco. A suplementação de SM a um nível de 0,4 ppm promove melhores características físico-químicas e maior deposição de Se na carne de porco.

Silva VA, Bertechini AG, Clemente AHS, de Freitas LFVB, Nogueira BRF, de Oliveira BL, Ramos ADLS. Different levels of selenomethionine on the meat quality and selenium deposition in tissue of finishing pigs. Journal of Animal Physiology and Animal Nutrition. 2019; 103(6): 1866-1874. https://10.1111/jpn.13179

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista