A produção inadequada de leite por parte da porca limita directamente o crescimento óptimo dos leitões recém-nascidos, já que a ingesta de nutrientes durante a lactação converte-se num factor crítico para a performance dos leitões. Demonstrou-se que a suplementação com silimarina (extraída das sementes do cardo mariano) em mamíferos aumenta a produção de leite. Portanto, o objectivo do presente estudo foi o de investigar os efeitos de doses variáveis de suplementação com doses variáveis de micelas de silimarina (0%, 0,05%, 0,1% e 0,2%) sobre o consumo de ração pelas porcas, a produção de leite, as hormonas séricas e o crescimento da ninhada utilizando 40 porcas multíparas desde o dia 109 de gestação até 21 dias depois do parto. Cada tratamento incluiu 10 porcas e cada porca foi utilizada como unidade experimental.
No dia do desmame, o peso da ninhada e o ganho de peso da ninhada melhoraram linearmente conforme aumentava a dose de silimarina na dieta. O consumo de ração na semana 1, semana 2 e durante todo o período de lactação aumentou `a medida que se aumentava a dose de silimarina. A perda de peso corporal das porcas durante a lactação reduziu-se linearmente com as quantidades crescentes de silimarina. A produção média diária de leite durante a lactação também aumentou linearmente nas porcas suplementadas superando a das porcas do grupo controle. Além disso foram observados aumentos uniformes no conteúdo em gordura do leite produzido por porcas suplementadas no dia 14 de lactação. A concentração de epinefrina e a actividade do aspartato aminotransferase no soro das porcas ao dia 21 pós-parto diminuíram linearmente à medida que aumentava a dose de silimarina e ambas diminuíram nas porcas suplementadas por comparação com o grupo controle. O soro das porcas suplementadas teve uma maior actividade da superóxido dismutase no parto e glutatião peroxidase, menor concentração de glutatião oxidado (GSSG) e rácio GSSG/GSH (glutatião) no dia 21 de lactação. Por outro lado, na descendência das porcas suplementadas com silimarina tendeu a ser observada uma maior actividade da catalase sérica e concentração da capacidade antioxidante total.
Em conclusão, os resultados mostram que as porcas suplementadas com níveis crescentes de silimarina desde o dia 109 de gestação até aos 21 dias depois do parto tiveram um efeito gradual dependente da dose com um maior consumo de ração, diminuição da perda de peso, maior produção de leite e maior peso da ninhada ao desmame, sendo a dose de 0,2% de silimarina óptima para atingir o melhor efeito.
Zhang Q, Ahn JM, Kim IH. Micelle silymarin supplementation to sows’ diet from day 109 of gestation to entire lactation period enhances reproductive performance and affects serum hormones and metabolites. Journal of Animal Science. 2021; 99(12): skab354. https://doi.org/10.1093/jas/skab354