Os lactobacilos são membros essenciais da microbiota intestinal dos porcos, aos quais se lhes coloca a hipótese de potencial para promover a saúde.
Há uma redução de lactobacilos intestinais por volta da altura do desmame, o que se considera que predisponha a transtornos intestinais, como a diarreia. A suplementação dietética com lactobacilos poderá ajudar a manter uma melhor saúde por volta dessa altura.
Neste estudo, realizado com leitões recém-desmamados, foi avaliada a eficácia de um suplemento bacteriano que contenha 6 estirpes do género Lactobacillus. Dividiram-se 20 leitões em 2 grupos (n = 10) com base na e origem da ninhada. Os leitões do grupo suplementado receberam a mistura de lactobacilos (contagem total de células 1×1010) diariamente durante 3 semanas, enquanto que os do grupo controlo receberam um placebo sem probióticos. O objectivo deste estudo foi avaliar a capacidade de sobrevivência intestinal das estirpes utilizadas, assim como os efeitos da suplementação no rendimento dos leitões. Além disso, foi analisada a expressão de citoquinas na mucosa intestinal.
O principal efeito da suplementação de lactobacilos observado foi a imunomodulação no intestino do leitão, especialmente no intestino grosso. Foram detectadas expressões sobre-reguladas de IL-4 e IFN-α no cego, com expressões infra-reguladas de IL-8 e TNF no cólon do grupo suplementado. Além disso, a suplementação diminuiu a regulação da expressão de TGF-β1 no jejuno, ileo e cólon. Foi detectada uma contagem bacteriana total aumentada no jejuno do grupo suplementado, mas não houve nenhuma alteração no pH da digesta intestinal ou no número de lactobacilos devido à suplementação. Além disso, não foi possível isolar nas fezes as estirpes que tinham sido fornecidas, o que indica que não foram capazes de colonizar o intestino do leitão em quantidades significativas. A suplementação com lactobacilos não teve efeito sobre o aumento de peso ou a morfologia da mucosa intestinal dos leitões.
O complemento de lactobacilos utilizado neste estudo não conseguiu um efeito potenciador do crescimento e as estirpes suplementadas pareciam ter uma capacidade limitada para competir com a microbiota intestinal dos leitões mas o suplemento apresentou propriedades imunomoduladoras no intestino do leitão.
Lähteinen, T., Rinttilä, T., Koort, J. M., Kant, R., Levonen, K., Jakava-Viljanen, M., ... & Palva, A. (2015). Effect of a multispecies lactobacillus formulation as a feeding supplement on the performance and immune function of piglets. Livestock Science, 180, 164-171. http://dx.doi.org/10.1016/j.livsci.2015.07.016