A vitamina D é essencial para o crescimento e manutenção do funcional do esqueleto e ajuda a manter a saúde e a melhorar a longevidade. A 25(OH)D3 é uma forma de vitamina D3 que tem sido utilizada na dieta animal como uma nova fonte de vitamina D. É um metabolito intermédio que evita o metabolismo hepático e está facilmente disponível para os animais. É um metabolito intermédio que evita o metabolismo hepático e está prontamente disponível aos animais, mostrando melhores resultados após a suplementação em comparação com a vitamina D3. O objectivo deste estudo foi investigar os efeitos da suplementação alimentar das porcas e seus descendentes com ou sem 25(OH)D3 numa concepção factorial 2×2 sobre o desempenho e as características produtivas dos porcos. Quarenta e oito porcas multíparas foram atribuídas a uma dieta basal contendo 2000 IU/kg de vitamina D3 e suplementada com 50 μg/kg 25(OH)D3 ou não suplementada (controlo). No desmame, um total de 80 porcos das porcas dos grupos de controlo e suplementado foram destinados a dietas de transição basal e de engorda fortificadas com 2500 e 1750 UI/kg de vitamina D3, respectivamente, e suplementadas com 50 μg/kg 25(OH)D3 ou não suplementadas.
Como resultado, as porcas suplementadas com 25(OH)D3 melhoraram a taxa de crescimento de leitões em lactação antes do desmame. Foi observado um efeito significativo da dieta das porcas e dos leitões desmamados na taxa de crescimento e eficiência alimentar durante os dias 1 a 42 pós-desmame. Os leitões suplementados com 25(OH)D3 ganharam peso mais rapidamente, comeram mais e tenderam a ter uma taxa de conversão alimentar mais eficiente em comparação com os suínos do grupo de controlo entre os dias 98 e 140 pós-desmame. A suplementação com 25(OH)D3 melhorou a capacidade de retenção de água e reduziu a perda por gotejamento da carne de porco, melhorou o nível de soro 25(OH)D3, produziu uma maior concentração de interleucina-1 e menor concentração de interleucina-6 na circulação sanguínea, regulou para baixo a miostatina e aumentou a diferenciação miogénica e a expressão do gene do factor 5 miogénico. A suplementação de dietas enriquecidas com vitamina D3 para porcas e leitões desmamados com 50 μg/kg de 25(OH)D3 melhorou significativamente o desempenho produtivo, sugerindo que os actuais níveis de vitamina D3 na dieta são insuficientes.
Para cobrir totalmente as necessidades de vitamina D, é fortemente recomendado adicionar 50 μg/kg de 25(OH)D3 a dietas enriquecidas com vitamina D3 para porcas e leitões desmamados alimentados em condições comerciais.
Upadhaya SD, Chung TK, Jung YJ, Kim IH. Dietary 25 (OH) D3 supplementation to gestating and lactating sows and their progeny affects growth performance, carcass characteristics, blood profiles and myogenic regulatory factor-related gene expression in wean-finish pigs. Animal Bioscience. 2022; 35(3): 461. https://doi.org/10.5713/ab.21.0304