Durante o final da gestação e lactação, as porcas enfrentam condições de stress devido a mudanças ambientais e físicas, como alimentação restringida, mudanças de alojamento e infecções. Estudos recentes indicam que a saúde e a produtividade das porcas são melhoradas quando é adicionado Bacillus subtilis à dieta durante a gestação e lactação. Além disso, foi descrito que B. subtilis PB6 produz substâncias antimicrobianas e promove o crescimento de Lactobacillus.
Com base nestes efeitos, o objectivo do presente estudo foi investigar os efeitos da suplementação com B. subtilis PB6 no final da gestação e lactação sobre o rendimento reprodutivo, indicadores antioxidantes e composição da microbiota intestinal de porcas.
Para esse efeito, um total de 32 porcas Landrace × Yorkshire foram distribuídas aleatoriamente no dia 90 de gestação em 2 grupos, com 16 parques por grupo, e foram alimentadas com uma dieta basal (CON) ou uma dieta basal + 0,2% B. subtilis PB6 (BS), com 4,0 × 108 UFC / kg de ração.
Como resultado, no grupo BS, o tamanho da ninhada e o número de leitões nascidos vivos foram maiores, enquanto os pesos dos leitões nascidos vivos e os intervalos entre os nascimentos foram menores. Embora o peso da ninhada e o peso dos leitões (após adopções cruzadas) tenham sido menores após o tratamento com BS, o tamanho e peso da ninhada, a taxa de sobrevivência na lactação e os ganhos de peso da ninhada ao desmame foram maiores no grupo BS. As concentrações de malondialdeído sérico (MDA) no parto foram menores no grupo BS. A capacidade antioxidante sérica total no parto e as concentrações de catalase sérica no dia 21 de lactação foram maiores no grupo BS. A suplementação da dieta com B. subtilis PB6 reduziu as concentrações de endotoxinas séricas em porcas. Em relação à microbiota intestinal, os índices de diversidade α foram maiores no grupo CON. Ao nível de filo ou tipo, a suplementação com B. subtilis PB6 reduziu a abundância relativa de Proteobacteria e Actinobacteria. Ao nível de género, a suplementação com B. subtilis PB6 aumentou a abundância relativa de Ruminococcaceae e reduziu a de Streptococcus.
Em conclusão, a suplementação com B. subtilis PB6 no final da gestação e lactação poderia encurtar os intervalos entre os nascimentos, aumentar o rendimento de crescimento dos leitões lactentes e melhorar a saúde intestinal das porcas no final da gestação.
Zhang Q, Li J, Cao M, Li Y, Zhuo Y, Fang Z, Che L, Xu S, Feng B, Lin Y, Jiang X, Zhao X, Wu D. Dietary supplementation of Bacillus subtilis PB6 improves sow reproductive performance and reduces piglet birth intervals. Animal Nutrition. 2020; 6(3): 278-287. https://doi.org/10.1016/j.aninu.2020.04.002