O presente estudo avaliou o desaparecimento de água dos bebedouros em parques de porcos em fase de crescimento e engorda.
Para isso foi utilizado um desenho split-plot com uma disposição factorial 2×2: temperatura ambiente (termoneutra (TN) vs. quente; efeito principal) e tipo de bebedouro (Chucha vs. Concha).
Foram usados 320 porcos alojados em 4 salas (8 parques/sala, 10 porcos/parque). Duas das salas estavam a uma temperatura TN constante (diminuindo de 24 a 18 °C do início ao final do estudo) e 2 salas em ambiente quente (30 °C durante o dia e 20 °C durante a noite). Os parques tinham pavimento em slat de betão com um comedouro por parque e um bebedouro tipo chucha ou concha, com a densidade de 0,67 m2/porco. Os porcos, alimentados com uma dieta standart à base de milho e soja para cumprir ou superar os requisitos de NRC (2012), foram pesados no início e final da fase experimental assim como a cada duas semanas ao longo do estudo. O desaparecimento de água foi calculado utilizando um medidor instalado na linha de água que alimentava cada parque.
Não houve interacções entre o tipo de bebedouro e a temperatura ambiente. Também não foram observados efeitos do tipo de bebedouro sobre o rendimento de crescimento dos animais mas sim sobre o desaparecimento de água, que foi maior no caso dos bebedouros tipo chucha em comparação com os tipo de concha. Os porcos alojados em ambiente quente pesaram menos e tiveram um crescimento mais lento assim como um desaparecimento de água numericamente maior que os alojados sob ambiente termoneutro.
Estes resultados sugerem que o tipo de bebedouro pode afectar as taxas de desaparecimento de água, se bem que se torna necessário realizar mais investigações que permitam quantificar a quantidade de desperdício de água dos porcos em condições comerciais.
K. Vande Pol N. S. Grohmann T. E. Weber M. J. Ritter M. Ellis. Effect of hot temperature and drinker type on growth performance of and water disappearance by growing-finishing pigs. Journal of Animal Science, Volume 94, Issue suppl_2, 1 April 2016, Pages 150–151, https://doi.org/10.2527/msasas2016-320