Sabe-se que a restrição alimentar tem uma influência negativa sobre o comportamento e bem-estar das porcas, embora seja levada a cabo durante o período de gestação para contrariar o excesso de nutrientes. No entanto, um intestino saudável precisa de se alimentar e é um pré-requisito para prevenir distúrbios de saúde associados ao parto. A inclusão de grandes quantidades de fibra na dieta ao redor do parto poderia ser a solução para problemas comportamentais e de saúde das porcas e, portanto, também dos leitões. O objectivo deste estudo foi o de investigar a influência do acesso ad libitum a alimentos compostos ricos em fibras (antepartum (a.p.) e peripartum) e uma dieta de lactação (pós-parto (p.p.)) sobre o desempenho e saúde das porcas. Desde o dia 109 (d-7) de gestação, 25 de 48 porcas (23 consideradas como controle) receberam acesso a um de dois tipos diferentes de pellets com fibra alta (grupos com fibra (GF) 1 e 2) até ao segundo dia p.p. (d2), para além de uma dieta de lactação. Foram recolhidos dados sobre a ingestão de matéria seca (DM), desenvolvimento da massa corporal e excreção de Clostridium (C.) perfringens através das fezes das porcas.
Como resultado, a ingestão adicional de DM dos pellets ricos em fibras a.p. foi de 2,13 ± 1,15 kg no GF 1 e de 3,14 ± 0,68 kg no GF 2. Isto levou a uma ingestão de DM mais elevada na primeira semana de lactação e a perdas significativamente menores de peso e espessura do toucinho dorsal durante a lactação. A contagem bacteriana de C. perfringens nas fezes das porcas directamente p.p. foi 10 vezes inferior no GF 1 e 100 vezes inferior no GF 2 em comparação com o grupo de controle.
Em conclusão, este estudo indicou que o aumento do consumo de uma dieta rica em fibras antes do parto não interferia com quaisquer perturbações associadas ao parto. Além disso, as porcas alimentadas ad libitum mostraram uma maior ingestão de DM durante a lactação, o que teve efeitos benéficos nas pontuações de condição corporal das porcas. Devido à elevada ingestão de fibras, a excreção de C. perfringens através das fezes diminuiu significativamente, o que poderá ser um instrumento útil para reduzir o risco de diarreia neonatal causada por C. perfringens.
Schwennen C, Reckels B, Klingenberg M, El-Wahab AA, Keller B, Visscher C. Influence of Feeding Compound Feed Rich in Fibre during Parturition and Lactation on Health and Performance of Sows. Animals. 2022; 12(4): 497. https://doi.org/10.3390/ani12040497