X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos ao longo do tempo de diferentes tipos de som no comportamento de porcas gestantes

A emissão frequente de sons curtos pode reduzir o tempo de sono e provocar alterações comportamentais. No entanto, as porcas gestantes podem habituar-se aos estímulos sonoros e voltar ao comportamento normal.

16 Julho 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O ruído pode alterar o comportamento e o bem-estar dos suínos, mesmo que estes tenham boas capacidades de adaptação.

Métodos: O objetivo deste estudo foi determinar a relação entre diferentes sons emitidos regularmente e o comportamento de porcas gestantes, bem como o seu potencial tempo de adaptação a esses sons. Dois grupos de porcas gestantes (n = 15, n = 17) participaram na experiência durante duas semanas consecutivas. Durante a primeira semana ("semana de base") não foi emitido qualquer som, enquanto na semana seguinte ("semana de teste") foi emitido aleatoriamente um som de entre 40 agrupados em 4 tipos (alarme, animal, metálico e humano) de 10 em 10 minutos durante os períodos observados. A postura (deitada, sentada, de pé) e o comportamento (dormir, observar, automatizações) das porcas foram observados por análise manual de vídeo durante um período de repouso (Tarde: 13:30 h - 18:30 h) e um período de alimentação (Noite: 23:00 h - 04:00 h) às segundas-feiras (para as semanas de base e de teste - teste 1) e às quartas-feiras (apenas para a semana de teste - teste 2). A localização das porcas nas diferentes áreas da sala, a sua postura e o seu comportamento foram registados.

Resultados: As porcas passaram menos tempo a dormir durante o teste 1, em comparação com a linha de base, mas este comportamento aumentou novamente durante o teste 2. O número de alterações comportamentais aumentou durante o teste 1 e diminuiu no teste 2. No teste 1, durante a noite, o número de alterações de zona, postura e comportamento foi mais elevado durante a emissão de sons de alarme do que durante a emissão de outros sons, mas não foram observadas diferenças entre os tipos de sons durante a noite. Durante a emissão de sons humanos no teste 2, as porcas passaram mais tempo sentadas e a observar, e menos tempo a dormir do que durante a emissão de outros sons. Também mudaram mais de posição durante a noite do teste 2 com a emissão de sons humanos.

Conclusão: A emissão frequente de sons curtos, mesmo abaixo dos 85 decibéis, pode reduzir o tempo de sono e provocar alterações comportamentais. No entanto, as porcas gestantes podem habituar-se aos estímulos sonoros e regressar ao comportamento normal no segundo dia do teste. Os efeitos dos diferentes tipos de sons sobre o comportamento e a postura das porcas ainda não são totalmente conhecidos e requerem mais investigação, em função das características dos sons.

Gaillard C, Deroiné C, Misrach M, Durand M. Effects over time of different types of sounds on gestating sows’ behavior. Applied Animal Behaviour Science. 2023; 266: 106012. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2023.106012.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista