O objectivo do presente estudo foi o de investigar os efeitos da melhoria da insulina induzida pela dieta durante a fase lútea tardía sobre a posterior fertilidade das primíparas. Cinquenta e duas primíparas cíclicas foram submetidas a tratamentos dietéticos com duas fontes de energia diferentes: amido de milho (T1) e óleo de soja (T2). As dietas experimentais forneciam quantidades similares de energia, mas de diferentes fontes. As primíaparas foram alimentadas ad libitum, desde o día 8 do ciclo éstrico até ao cio seguinte. Realizou-se uma recolha de amostras de sangue num subgrupo de 20 primíparas, nos dias 14 e 21 do ciclo, para a análise de glucose e insulina e, após a detecção da ovulação até 18 h depois da ovulação, para a progesterona. Todas as primíparas foram abatidas no dia 28 de gestação e os tractos reprodutivos foram recuperados para exame posterior.
As primíparas T1 apresentaram um maior pico de insulina pós-prandial nos dias 14 e 21 e níveis mais baixos de glucose 4 h depois de comer no dia 14 (P<0,05), contudo, não houve efeitos do tratamento nas concentrações de progesterona plasmática. As fontes de energia na dieta não afectaram a ingesta média diária de alimento, o peso corporal e a gordura dorsal ao día 28 de gestação. A duração do ciclo éstrico, a duração do estro e o tempo de ovulação não foram afectados pelos tratamentos nutricionais anteriores. As primíparas T1 apresentaram maiores taxas de ovulação, número de embriões, pesos do embrião e pesos da placenta (P<0,05). Não se observaram efeitos do tratamento sobre a taxa de fertilidade, a taxa de sobrevivência dos embriões e o volume de líquido amniótico. Observou-se uma correlação positiva entre a concentração de progesterona 18 h após a ovulação e a taxa de ovulação (r=0,75; p<0,01).
Estes resultados sugerem que é possível manipular a resposta da insulina na dieta nas primíparas cíclicas e, desta maneira, melhorar a eficiência reprodutiva ao alimentar com amido de milho, como principal fonte de energia, durante as fases lútea tardía e folicular do ciclo.
F.R.C.L. Almeida, G.S. Machado, A.L.C.C. Borges, B.O. Rosa and D. O. Fontes. Consequences of different dietary energy sources during follicular development on subsequent fertility of cyclic gilts. animal / Volume 8 / Issue 02 / February 2014, pp 293-299. DOI: http://dx.doi.org/10.1017/S1751731113002115