Vários estudos referiram os efeitos prejudiciais que a bacteriospermia causa na qualidade do esperma dos varrascos, mas sabe-se pouco dos seus efeitos sobre a capacitação in vitro (IVC).
O presente estudo tratou de avaliar os efeitos de diferentes concentrações de Pseudomonas aeruginosa sobre diferentes indicadores de estado de capacitação (viabilidade espermática, transtorno lipídico da membrana, cinemática da motilidade espermática e fosforilação proteica dos espermatozóides).
A citometria de fluxo e a análise de esperma assistido por computador (CASA) revelaram que a presença de P aeruginosa nas amostras de espermatozóides, principalmente a concentrações superiores a 106 UFC/ml, está associada a uma diminuição significativa nas percentagens de integridade da membrana e em esperma com baixa desordem lípidica da membrana e também com uma redução nos parâmetros cinéticos da motilidade espermática quando comparado com os resultados obtidos da amostra controlo, que apresentam o padrão de motilidade típico de espermatozóides capacitados de varrasco. Por outro lado, os resultados da Western blot também mostraram alterações significativas nos níveis de fosforilação da proteína tirosina, serina e treonina devido à contaminação bacteriana, sendo a diminuição dos níveis de fosfotirosina do p32, um marcador conhecido de sucesso na IVC em espermatozóides, o mais relevante. De facto, depois de 3 horas de IVC, os níveis de fosfotirosina do p32 na amostra de controlo foram de 3,13 ± 0,81, ao passo que nos tubos com 106 e 108 UFC/ml foram de 1,05 ± 0,20 e 0,36 ± 0,07, respectivamente.
Portanto, o presente estudo proporciona dados novos sobre os efeitos da contaminação bacteriana nos espermatozóides de varrascos, o que sugere que a presença de P aeruginosa afecta a capacidade fertilizante de espermatozóides, alterando a sua capacidade para conseguir a capacitação in vitro.
Lilian Sepúlveda, Eva Bussalleu, Marc Yeste, Sergi Bonet. Effect of Pseudomonas aeruginosa on sperm capacitation and protein phosphorylation of boar spermatozoa. Theriogenology. May 2016Volume 85, Issue 8, Pages 1421–1431.http://dx.doi.org/10.1016/j.theriogenology.2015.12.025