Os Bacillus coagulans poderiam ser utilizados como probiótico na alimentação de leitões, uma vez que se pensa que promove e mantem a saúde intestinal e a homeostase. Estes são efeitos interessantes para leitões desmamados, especialmente por causa do período crítico que enfrentam. O desempenho dos leitões desmamados é severamente limitado pela diarreia. Portanto, o objectivo deste estudo era o de investigar os efeitos do Bacillus coagulans, como alternativa aos antibióticos, na performance do crescimento e na saúde intestinal dos leitões. Para este fim, noventa leitões desmamados saudáveis (peso inicial = 7,70 ± 0,17 kg, idade de desmame 26 dias) foram seleccionados e aleatoriamente atribuídos por três grupos de tratamento. Os porcos do grupo de controlo negativo foram alimentados com uma dieta basal, os do grupo de controlo positivo foram alimentados com a dieta basal suplementada com antibióticos e os do grupo de tratamento foram alimentados com a dieta basal suplementada com Bacillus coagulans a 600 g/t. O ensaio durou 28 dias.
Os resultados mostraram que as taxas de conversão dos grupos de tratamento e controlo positivo do dia 1 ao 21 foram significativamente mais baixas, e o ganho médio diário do grupo de tratamento do dia 22 ao 28 foi significativamente mais elevado em comparação com o grupo de controlo negativo em termos de performance do crescimento. A taxa de diarreia foi mais baixa no grupo de controlo positivo, seguida pelo grupo de tratamento, e foi mais alta no grupo de controlo negativo. O grupo de tratamento teve uma taxa de diarreia mais baixa na fase posterior. Foi realizado a sequenciação do ARNr 16S para analisar as bactérias intestinais e observou-se que o grupo de tratamento tinha uma maior diversidade de bactérias intestinais em comparação com os grupos de controlo positivo e negativo. A análise de correlação entre o desempenho de crescimento e as espécies revelou a existência de microrganismos intestinais específicos responsáveis pela variação da taxa de conversão alimentar, do ganho médio diário e da taxa de diarreia.
Em conclusão, Bacillus coagulans modificou a composição microbiana fecal dos leitões desmamados, o que teve efeitos positivos na performance do crescimento e na taxa de diarreia.
Sun T, Miao H, Zhang C, Wang Y, Liu S, Jiao P, Li W, Li Y, Huang Z. Effect of dietary Bacillus coagulans on the performance and intestinal microbiota of weaned piglets. Animal. 2022; 16(7), 100561. https://doi.org/10.1016/j.animal.2022.100561