O pós-desmame é uma etapa crítica na produção de suínos, pois o maneio inadequado nesta fase pode causar problemas de saúde e perdas económicas significativas. Leitões desmamados são bastante vulneráveis a uma variedade de agentes patogénicos e factores stressantes ambientais. A Escherichia coli enterotoxigénica patogénica (ETEC) tem sido considerada uma das principais causas de diarreia, o que constitui um grave problema de saúde pública em humanos e animais.
O objectivo deste estudo foi investigar o efeito da suplementação de ácido γ-aminobutírico (GABA) na secreção intestinal de imunoglobulina A secretora (SIgA) e o perfil da microbiota intestinal em leitões desmamados saudáveis e infectados com ETEC.
Um total de trinta e sete leitões desmamados foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos alimentados com dieta basal ou suplementados com 40 mg kg -1 de GABA por três semanas e alguns leitões foram infectados com ETEC na última semana. O teste foi dividido em duas etapas de acordo com a inoculação ou não do ETEC (denominado CON1 e CON2 e GABA1 e GABA2). Ao final de cada etapa, foram analisados o rendimento de crescimento, índices de órgãos, níveis séricos de aminoácidos e parâmetros bioquímicos, concentração de SIgA intestinal, composição da microbiota e metabólitos intestinais.
Como resultado, observou-se que, tanto em leitões infectados com ETEC como naqueles não infectados, a secreção jejunal de SIgA e a expressão de algumas citocinas, como IL-4, IL-13 e IL-17, aumentaram com a suplementação de GABA. Enquanto isso, foi observado que alguns micróbios de baixa abundância, como Enterococcus e Bacteroidetes, aumentaram acentuadamente nos grupos suplementados com GABA. A análise de enriquecimento KEGG revelou que o metabolismo do nitrogénio, a via de sinalização e o metabolismo dos esfingolipídeos e o metabolismo microbiano em vários ambientes foram enriquecidos no grupo GABA1. Uma análise mais detalhada revelou que as alterações no metabolismo microbiano estavam intimamente relacionadas com as mudanças na abundância de Enterococcus e Bacteroidetes.
Em conclusão, a suplementação de GABA pode melhorar a imunidade da mucosa intestinal ao promover a secreção jejunal de SIgA, que pode estar relacionada à via dependente de células T e alteração da estrutura e metabolismo da microbiota intestinal.
Zhao Y, Wang J, Wang H, Huang Y, Qi M, Liao S, ... Yin Y. Effects of GABA Supplementation on Intestinal SIgA Secretion and Gut Microbiota in the Healthy and ETEC-Infected Weanling Piglets. Mediators of Inflammation. 2020. https://doi.org/10.1155/2020/7368483