O óleo de peixe é uma boa fonte alimentar de ácidos gordos poli-insaturados n-3 de cadeia longa (PUFAs). Os PUFAs de cadeia longa, como 20: 5n-3 (EPA), 22: 6n-3 (DHA), 22: 5n-3 (DPA) e 20: 4n-6 (ARA), desempenham um papel importante no crescimento e desenvolvimento fetal. Foi levantada a hipótese de que a suplementação com óleo de peixe na dieta de porcas poderia regular o metabolismo do PUFA de cadeia longa n-3 na placenta e no fígado de leitões.
Portanto, o presente estudo foi desenhado para avaliar dois objectivos. O primeiro objectivo foi examinar o efeito da suplementação com óleo de peixe na composição de ácidos gordos dos glóbulos vermelhos das porcas e seus leitões, da placenta, do leite e do fígado dos leitões. O segundo objectivo foi examinar o efeito do óleo de peixe na dieta da porca na expressão do mRNA dos genes da dessaturase de ácidos gordos (DAF) na placenta e no fígado dos leitões.
Para esse propósito, foram distribuídas equitativamente um total de 16 porcas de segundo parto em dois grupos e foram alimentadas com uma dieta de óleo de soja (DS) ou uma dieta de óleo de soja + óleo de peixe (DP) durante o final da gestação e a lactação. Na dieta de gestação, a DS era composta por 3% de óleo de soja, enquanto que a DP era composta por 0,5% de óleo de soja e 2,5% de óleo de peixe, na dieta de lactação a DS era composta por 3,5% de óelo de soja, enquanto que a DP era composta por 0,7% de óleo de soja e 2,8% de óleo de peixe.
Como resultado, o rendimento das porcas e leitões não foi diferente entre os grupos DS e DP. A proporção de EPA na placenta aumentou no grupo DP, enquanto que a proporção de DPA diminuiu. A expressão do ARNm do gene dessaturase de ácidos gordos 1 (FADs1) na placenta diminuiu no grupo DP. Além disso, a proporção de DHA nos glóbulos vermelhos dos leitões reduziu-se desde o nascimento até ao dia 16 em ambos os grupos, enquanto que a proporção de DHA no fígado dos leitões aumentou de maneira contínua durante o mesmo período de tempo em ambos os grupos.
Em geral, estes resultados indicam que a suplementação com óleo de peixe durante o final da gestação e a lactação altera a composição de ácidos gordos poli-insaturados de cadeia longa n-3 nos glóbulos vermelhos e fígado dos leitões. A diminuição do 22:5n-3 (DPA) e o aumento do 20:5n-3 (EPA) na placenta podem estar relacionados com a regulação do metabolismo dos PUFA a nível da formação de 22:5n-3 (DPA).
Luo W, Xu X, Luo Z, Yao J, Zhang J, Xu W, Xu J. Effect of fish oil supplementation in sow diet during late gestation and lactation period on litter characteristics, milk composition and fatty acid profile of sows and their offspring. Italian Journal of Animal Science. 2020; 19(1): 88-17. https://doi.org/10.1080/1828051X.2019.1685917