Em condições intensivas, a qualidade óssea dos suínos está intimamente associada ao armazenamento de Ca e P e é influenciada pelos níveis de Ca e P na dieta. A deficiência destes minerais pode afetar o desenvolvimento ósseo e o pico de massa óssea. A vitamina D3 pode regular a absorção intestinal de Ca e P e manter uma homeostase óptima para a mineralização óssea. O 25-hidroxicolecalciferol (25OHD3) é o metabolito ativo da vitamina D3 in vivo, que tem uma atividade biológica mais potente e é mais facilmente absorvido no intestino do que a vitamina D3. O objetivo deste estudo foi detetar possíveis influências da 25OHD3 na qualidade da carne de porco, no estado antioxidante e na microbiota intestinal de porcos de engorda alimentados com uma dieta pobre em fósforo (P). Para o efeito, quarenta porcos foram divididos em dois grupos: dieta com baixo teor de fósforo (grupo de controlo) e dieta com baixo teor de fósforo suplementada com 50 μg/kg de 25OHD3 (grupo 25OHD3). A experiência completa durou 88 dias, incluindo a fase 1 (dia 1-28), a fase 2 (dia 29-60) e a fase 3 (dia 61-88).
Os resultados mostraram que a suplementação com 25OHD3 tendeu a diminuir a taxa de conversão alimentar na fase 3 e no geral, em comparação com o grupo de controlo. A 25OHD3 aumentou o teor sérico de superóxido dismutase e glutationa peroxidase (GSH-Px) e reduziu o nível sérico de fosfatase alcalina específica do osso. A 25OHD3 aumentou a atividade da GSH-Px na mucosa do duodeno e do íleo e tendeu a aumentar o valor da cor vermelha e as actividades da capacidade antioxidante total e da superóxido dismutase no músculo longissimus dorsi. A 25OHD3 aumentou significativamente o nível de ARNm da superóxido dismutase de cobre/zinco e tendeu a modificar os níveis de ARNm do fator nuclear 2 relacionado com o fator E2 e da proteína 1 associada à ECH do tipo kelch no músculo longissimus dorsi. Além disso, a suplementação com 25OHD3 diminuiu os valores de n-6/n-3 e de iodo no longissimus dorsi. Em termos de qualidade óssea, a suplementação com 25OHD3 aumentou o conteúdo de cálcio, o conteúdo mineral ósseo e a resistência à fratura nos ossos metacarpianos. Além disso, a abundância no colon de Lactobacillus foi significativamente maior nos suínos suplementados com 25OHD3, e mostrou uma associação positiva com o estado antioxidante sérico, a qualidade da carne de porco e as características ósseas.
Globalmente, a inclusão de 25OHD3 numa dieta pobre em P melhorou parcialmente o desempenho produtivo, a qualidade da carne, a capacidade antioxidante, as propriedades ósseas e a composição da microbiota intestinal dos porcos de engorda.
Zhang L, Long S, Wang H, Piao X. Dietary 25-hydroxycholecalciferol modulates gut microbiota and improves the growth, meat quality, and antioxidant status of growing-finishing pigs. Frontiers in Microbiology. 2023; 13: 1095509. https://doi.org/10.3389/fmicb.2022.1095509