X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito de alimentar com 25-hidroxicoleclaciferol no desenvolvimento do músculo esquelético do leitão recém-nascido

Alimentar com 25OHD3 as porcas pode melhorar o rendimento magro da sua descendência.

25 Setembro 2012
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Para determinar os efeitos de alimentar com o metabolito circulante de vitamina D, o 25-hidroxicoleclaciferol (25OHD3), no desenvolvimento do músculo esquelético do recém-nascido, 38 primíparas (PV no dia 5 = 138 kg) em 4 réplicas foram distribuídas ao acaso numa das duas dietas com base em milho e soja. A dieta controlo (CTL) foi formulada para alcançar 2.500 UI de D3/kg de alimento, enquanto que a dieta experimental (25OHD3) continha 500 UI de D3/kg de alimento + 50 μg de 25OHD3/kg de alimento. As primíparas foram alimentadas com 2,7 kg de alimento distribuido uma vez por dia começando no dia 42 antes da cobrição. As porcas foram inseminadas artificialmente às 12 e 24 h depois de mostrar os sinais estrais. No dia 90 de gestação (±2), quando as fibras musculares fetais estão estabelecidas, as porcas foram manipuladas para extraír os fetos (n = 291) e foi recolhida uma porção do músculo longíssimus (ML) para análise. As amostras de ML dos fetos foram crioseccionadas e tingidas com imunofluorescência. A área de ML fetal, o número de fibras, a área de corte seccional das fibras e o número de Pax 7 + células foram analisados.

Independentemente do tratamento, os fetos fêmea tiveram significativamente uma maior área de ML que os machos (P = 0,01). Não foram observadas diferenças entre tratamentos na área de ML fetal (P = 0,25). Os fetos de primíparas suplementadas com 25OHD3 tiveram significativamente mais fibras no ML (P = 0,04) as quais tenderam a apresentar áreas menores no corte seccional comparadas com os fetos CTL (P = 0,11). Um incremento numérico no número total de Pax7 + o precursor miogénico das células também foi observado em fetos de primíparas suplementadas com 25OHD3 (P = 0,12). A combinação das fibras musculares adicionais e o Pax7 + o precursor miogénico das células talvez resultasse numa melhoria na hipertrofia do músculo depois do nascimento na descendência das primíparas suplementadas com 25OHD3.

Em conjunto, estes dados sugerem que a alimentação com 25OHD3 em primíparas durante a gestação tem um impacto positivo no rendimento da carne vermelha da sua descendência.

EA Hines, JD Coffey, MA Vaughn, CW Starkey, TK Chung, and JD Starkey. Effect of feeding 25-hydroxycholecalciferol on prenatal porcine skeletal muscle development. Effect of feeding 25-hydroxycholecalciferol on prenatal porcine skeletal muscle development. 2011. Journal of Animal Science, 89(E-supplement 2):90.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista