X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito do peso ao nascimento no rendimento reprodutivo das primíparas durante dois partos

Os resultados mostram que há diferenças no rendimento reprodutivo das primíparas em função do seu peso ao nascimento.

27 Outubro 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Este estudo foi realizado com o objectivo de determinar o rendimento reprodutivo durante dois partos de primíparas com diferentes pesos ao nascimento. Os leitões utilizados provinham de mães Large White ou cruzadas Large White e Landrace brancas da exploração A ( 2.500 mães). As primíparas foram desmamadas aproximadamente aos 21 dias de vida em transição, na qual permaneceram durante 60 dias antes de ser transferidas para a unidade de crescimento durante 120 dias. Aproximadamente aos 220 dias as primíparas foram transportadas para a exploração B ( 7.300 porcas) onde permaneceram como fêmeas produtivas, morreram ou foram abatidas. Entre Fevereiro e Maio de 2010 foram controladas um total de 139 ninhadas (ninhadas de porcas: n = 118 ; ninhadas de primíparas: n = 21 ) e foram registados os pesos ao nascimento. Um total de 470 porcas foram finalmente enviadas para a exploração B, para as quais foi registado o intervalo entre a entrada e a cobrição, o intervalo desmame-cio após o primeiro parto, o número total de leitões nascidos vivos no primeiro e segundo parto assim como as causas de eliminação ou morte, se fosse o caso.

O intervalo entre entrada e cobrição aumentou ligeiramente com o aumento de peso ao nascimento, enquanto que o intervalo desmame-cio diminuiu ligeiramente. O número de leitões nascidos totais e nascidos vivos não foi diferente entre as categorias de peso ao nascimento para ambas as paridades. No entanto, se for reconsiderado para primíparas com um peso ao nascimento <1,4 kg vs >1,4 kg, tanto os nascidos totais como os nascidos vivos no segundo parto foram maiores nas fêmeas mais pesadas. As coxeiras, a não presença de cio, as repetições e as mortes súbitas foram os motivos mais frequentes para eliminar as porcas do efectivo reprodutor. Foi observado um aumento das coxeiras com o aumento de peso ao nascimento.

Os resultados mostram que há diferenças no rendimento reprodutivo das primíparas em função do seu peso ao nascimento. Nas condições deste estudo e com as linhas genéticas utilizadas parece que um peso ao nascimento superior os 1,4 kg é o peso desejado de forma a conseguir um rendimento reprodutivo óptimo. No entanto, com o aumento de peso ao nascimento existe um maior risco de abate por problemas de coxeiras.

Effect of birth weight on reproductive performance of gilts over two parities. J Kauffold, TS Donovan, L Gaede, G Sconyers. IPVS, 2012.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista