O quitosano é um oligossacárido normalmente encontrado nas conchas dos crustáceos. Foi descoberto que possui potencial antiinflamatório, antimicrobiano e imunoestimulante. No entanto, o efeito do quitosano no rendimento das porcas e suas ninhadas é desconhecido.
Portanto, o objectivo do presente estudo foi avaliar o efeito da suplementação do oligossacárido quitosano (COS) sobre o rendimento e a resposta imunitária das porcas e suas ninhadas.
Para isso, foram seleccionadas um total de 40 porcas multíparas (paridade de 3 a 5; Landrace × Yorkshire) e foram colocadas aleatoriamente em dois tratamentos dietéticos (n = 20 porcas/tratamento) tendo em conta a sua paridade, peso e estado nutricional. Nas porcas, os tratamentos dietéticos consistiram numa dieta controlo (sCON) e uma dieta que continha 30 mg/kg de COS (sCOS), que foram administradas desde o dia 86 de gestação até ao desmame (dia 20 de lactação). As suas ninhadas, leitões Duroc × Landrace × Yorkshire, foram alimentadas com uma dieta de controlo (pCON) ou uma dieta que continha 30 mg/kg de COS (pCOS) durante 28 dias, atribuída a partir dos 7 dias de idade dentro dos tratamentos das porcas. Portanto, os quatro tratamentos dos leitões (n = 10 por tratamento) foram: sCON-pCON, sCON-pCOS, sCOS-pCON e sCOS-pCOS.
Como resultado, a suplementação com quitosano na dieta das porcas não alterou significativamente o número de leitões nascidos, o peso ao nascimento e ao desmame, a GMD dos leitões antes e depois do desmame, o CMD ou a eficiência dos leitões após o desmame. No entanto, quando o quitosano foi administrada na dieta dos leitões, o peso dos leitões ao desmame e aos 35 dias de idade e o GMD durante a lactação aumentaram. Quanto à resposta imunitária, a dieta COS nas porcas aumentou o conteúdo de imunoglobulina (Ig) M no colostro e sangue do cordão umbilical. Também aumentou o conteúdo de IgG e interleucina (IL) 10 e tenderam a aumentar as concentrações séricas de IgA, IgM e lisozima nos leitões ao desmame. No entanto, nenhum índice relacionado com o sistema imunitário foi significativamente alterado devido à suplementação com COS na dieta dos leitões.
Em conclusão, a adição de quitosano na dieta das porcas melhora a imunidade passiva dos leitões recém-nascidos e a imunidade humoral e inata dos leitões ao desmame, enquanto que a adição na dieta dos leitões aumenta a sua capacidade de crescimento durante a lactação.
Duan X, Tian G, Chen D, Yang J, Zhang L, Li B, Huang L, Zhang D, Zheng P, Mao X, Yu J, He J, Huang Z, Yu J. Effects of diet chitosan oligosaccharide on performance and immune response of sows and their offspring. Livestock Science. 2020; 104114. https://doi.org/10.1016/j.livsci.2020.104114