O tamanho das ninhadas aumentou substancialmente na produção comercial de porcos nos últimos anos; no entanto, em geral, o tamanho das celas de parto não mudou durante o mesmo período de tempo. O objectivo deste estudo era avaliar o efeito do tamanho das celas de parto no crescimento e mortalidade dos leitões antes do desmame. As diferenças de tamanho foram criadas pela variação da largura das celas de parto do mesmo comprimento, aumentando assim a área de superfície disponível para os leitões. O estudo utilizou um total de 1.786 ninhadas num desenho de bloco completamente aleatório para comparar dois tratamentos de tamanho de cela de parto: STANDART (largura da cela 1,52 m) e INCREASED (largura da cela 1,68 m). O tamanho da ninhada foi igualizado em todos os tratamentos (12,9 ± 1,95 leitões) às 24 horas após o nascimento por adopção cruzada. Foi registado o peso da ninhada à nascença e desmame (21,3 ± 2,08 d) e a mortalidade antes do desmame. A unidade experimental foi a ninhada; os modelos para análise estatística incluíam o tamanho e a repetição da cela de parto.
O tamanho da cela não teve efeito no tamanho da ninhada à nascença (12,8 e 13,0 para Standard e INCREASED do tamanho da cela, respectivamente), após adopções cruzadas (12,9 para ambos os tratamentos) ou no desmame (11,2 e 11,3, respectivamente). Não houve efeito do tamanho das celas de parto no peso total da ninhada ou no peso médio dos leitões à nascença, após a adopção cruzada e no desmame.
Estes resultados sugerem que o aumento da largura das celas de parto não traz qualquer benefício ao desempenho dos leitões. Como o tamanho das ninhadas continua a aumentar na produção de porcos comerciais, é necessária mais investigação para reavaliar o impacto do tamanho das celas de parto na mortalidade antes do desmame.
Vande Pol KD, Laudwig AL, Gaines AM, Peterson BA, Shull CM, Ellis M. Effect of farrowing pen size on pre-weaning performance of piglets. Translational Animal Science. 2021; 5(3): txab123. https://doi.org/10.1093/tas/txab123