Existem vários factores ambientais e do meio envolvente que podem afetar o comportamento de excreção dos suínos. O objetivo deste estudo foi investigar os factores relacionados com o meio físico e ambiental que mais influenciam a limpeza das boxes e dos suínos e a concentração de amoníaco. Os dados foram recolhidos em 87 explorações de suínos e analisados utilizando um modelo misto (concentração de amoníaco) ou linear generalizado (limpeza das boxes e dos suínos) no SAS.
As pocilgas eram mais limpas quando as divisórias estavam abertas em comparação com as que tinham divisórias fechadas e a limpeza aumentava com o aumento da cama, utilizando palha como material de cama. O grau de limpeza dos suínos era mais elevado quando os painéis de separação na zona de evacuação estavam abertos do que quando estavam fechados e aumentava com o aumento do espaço por suíno na zona de repouso, a diminuição da temperatura e a redução da velocidade do ar. Outros factores que aumentaram a limpeza foram a utilização de palha como material manipulável e o aumento da quantidade de cama na área de repouso. A concentração de amoníaco foi reduzida com o aumento da superfície da área de eliminação e da quantidade de cama.
Estes resultados apontam para as condições físicas e ambientais que afectam a limpeza das pocilgas e dos suínos e a qualidade do ar.
Ocepek M, Andersen IL. The Effects of Pen Size and Design, Bedding, Rooting Material and Ambient Factors on Pen and Pig Cleanliness and Air Quality in Fattening Pig Houses. Animals. 2022; 12(12): 1580. https://doi.org/10.3390/ani12121580