O triptofano (Trp) desempenha um papel importante no crescimento dos leitões e regula a composição da microbiota no intestino grosso. Contudo, o impacto de uma dieta adequada e inadequada na ecologia da microbiota intestinal não é claro. O objectivo deste estudo foi revelar o mecanismo dos efeitos da insuficiência, adequação e excesso de Trp na microbiota intestinal e na performance do crescimento de leitões desmamados. Um total de 40 leitões desmamados aos 28 dias foram distribuídos em quatro grupos com 10 leitões por grupo e um leitão por parque. Os leitões foram alimentados com uma dieta à base de milho e bagaço de soja com 0,14% (deficiente), 0,21% (adequado), 0,28% (excesso) ou 0,35% (excesso) de Trp durante quatro semanas. A performance do crescimento foi registada e cinco leitões de cada grupo foram eutanasiados e foram recolhidas amostras de sangue e tecido.
O ganho médio diário, a ingestão média diária de alimentos, a taxa de conversão alimentar, índex do baço, do pâncreas, e do músculo longissimus dorsi, a insulina plasmática, a 5-hidroxitriptamina, a quinurenina e a concentração de Trp dos leitões desmamados aumentaram de uma forma dose-dependente. Em comparação com a dieta de 0,14% de Trp, as dietas com conteúdo adequado de Trp (0,21%, 0,28% ou 0,35%) reduziram a abundância relativa de 12 géneros, incluindo Turicibacter, Prevotella, Mitsuokella, Anaerovibrio, Megasphaera, Succinivibrio, Sutterella, Desulfovibrio e Methanobrevibacter; aumentou a abundância de Ruminococcaceae, Lactobacillus e Muribaculaceae no cólon; e aumentou o nível de RNAm e a concentração de β-defensina 2 na mucosa do intestino delgado. Além disso, as dietas adequadas em Trp aumentaram a abundância de Trp hidroxilase, indoleamina 2, 3-dioxigenase, β-defensina 2 suína, um alvo fosforilado de rapamicina em mamífero, e a proteína quinase B fosforilada na mucosa do intestino delgado.
Foi observado que uma dieta à base de milho e bagaço de soja com 0,35% de Trp pode ser uma estratégia nutricional para melhorar a performance do crescimento, a integridade da mucosa intestinal e da sua função barreira e a microbiota intestinal em leitões desmamados.
Rao Z, Li J, Shi B, Zeng Y, Liu Y, Sun Z, Wu L, Sun W, Tang Z. Dietary tryptophan levels impact growth performance and intestinal microbial ecology in weaned piglets via tryptophan metabolites and intestinal antimicrobial peptides. Animals. 2021; 11(3): 817. https://doi.org/10.3390/ani11030817