Os chito-oligossacáridos (COS) podem ser uma medida dietética para modular a microbiota intestinal, ajudando na melhoria da produtividade dos animais. O quitosano é um polímero linear que deriva da quitina, esta encontra-se nos esqueletos externos dos canranguejos, camarões, insectos e lagostas. Os chito-oligosacáridos possuem numerosas propriedades biológicas interessantes, tais como anti-microbianas, anti-tumorais, efeitos imuno-estimulantes e a aceleração da cicatrização de feridas. O presente estudo (desenho completamente aleatório), foi realizado para investigar o efeito da suplementação com chito-oligossacáridos de diferentes pesos moleculares (PM) sobre o rendimento dos porcos, sobre determinadas populações microbianas e sobre a digestibilidade de nutrientes durante o periodo pós- desmame. Para isso foram utilizados um total de 396 leitões desmamados (24 dias de idade, 7,3 kg de peso vivo) que foram distribuídos por um de seis tratamentos durante um periodo experimental de 33 dias. Os tratamentos foram os seguintes (1) dieta controlo (0 ppm COS), (2) dieta controlo mais COS 1 kDa, (3) dieta controlo mais COS 3 a 5 kDa, (4) dieta controlo mais COS 5 a 10 kDa, (5) dieta controlo mais COS 10 a 50 kDa e (6) dieta controlo mais COS 50 a 100 kDa. Os COS foram incluidos a 250 ppm nas dietas.
Não foram observadas diferenças sobre o crescimento dos leitões durante o periodo de arranque no entanto, a inclusão de COS, melhorou o ganho médio diário e o índice de conversão durante o pós-desmame. Durante o desmame, houve uma resposta cúbica sobre as bactérias ácido lácticas e as populações de Escherichia coli quando o PM de COS aumentou (P<0,05). Foi observada uma resposta cúbica sobre a digestibilidade total aparente da matéria seca, matéria orgânica, cinzas, azoto e energia bruta quando aumentou o PM de COS durante o desmame. Os resultados indicaram que com os intervalos de PM de 5 a 10 kDa e 10 a 50 kDa COS diminuia o número de E. coli enquanto que aumentava a digestibilidade dos nutrientes das dietas.
Pode-se concluir que as actividades biológicas de COS são muito influenciadas pelo seu PM. Este estudo mostra os benefícios de oferecer dietas para porcos desmamados suplementados com diferentes PM de COS no rendimento dos porcos, as populações microbianas e a digestibilidade total aparente dos nutrientes. Isto indica que a suplementação de COS pode jogar um papel vital nas dietas de mais baixa qualidade de nutrientes ou pode evitar o impacto negativo de uma exposição bacteriana. O PM de entre 5 a 10 kDa e 10 kDa a 50 kDa COS diminuiu o número de E. coli ao mesmo tempo que aumentou a digestibilidade total aparente de nutrientes. Portanto, a suplementação de COS num amplo PM em particular pode ser um substituto efectivo aos antibióticos nas rações durante o periodo pós-desmame.
A. M. Walsh, T. Sweeney, B. Bahar, B. Flynn and J. V. O’Doherty (2013). The effects of supplementing varying molecular weights of chitooligosaccharide on performance, selected microbial populations and nutrient digestibility in the weaned pig. Animal 7:4, 571–579 doi:10.1017/S1751731112001759