Reduzir a utilização de antimicrobianos na produção de suínos para promover o crescimento e manter elevadas taxas de produção é um dos principais desafios que a indústria enfrenta actualmente. A colibacilose pós-desmame é uma doença altamente prevalente que requer frequentemente o uso de antibióticos terapêuticos e metafilácticos em torno do desmame. Contudo, há uma necessidade urgente de evitar o uso destes medicamentos devido ao aumento da resistência antimicrobiana. Os diferentes probióticos e prebióticos são eficazes na prevenção ou limitação da doença e são alternativas possíveis. Contudo, há pouca informação sobre os potenciais benefícios de combinar ambas as estratégias através de uma abordagem simbiótica. O objectivo deste estudo foi avaliar o efeito da suplementação de fructo-oligosacarídeos de cadeia curta (scFOS) combinados ou não com levedura viva Saccharomyces cerevisiae Sc 47 em porcos desmamados desafiados com Escherichia coli F4+. Para este fim, noventa e seis leitões foram distribuídos por quatro dietas experimentais: controlo; suplementados com scFOS (5 g scFOS/kg); S. cerevisiae Sc 47 (1 YEA g/kg); ou ambos. Foram incluídos no estudo diferentes parâmetros tais como o desempenho animal, detecção de E. coli F4+, actividade fermentativa, biomarcadores inflamatórios e histomorfologia ileal.
Os resultados mostraram que a suplementação de scFOS foi capaz de reduzir a incidência de diarreia, e ambos os suplementos foram capazes de diminuir a contagem de EHEC em todo o intestino. A suplementação com scFOS foi principalmente associada a alterações no ecossistema intestinal e aumentos na população de lactobacilos, enquanto S. cerevisiae Sc 47 mostrou aumentos no número de linfócitos intra-epiteliais ileais. A mistura simbiótica mostrou a menor incidência de diarreia e pontuação fecal, beneficiando de modos de acção complementares e possíveis efeitos sinérgicos devido a um hipotético fenómeno de alimentação cruzada no intestino anterior.
Em conclusão, estes resultados mostram que a suplementação com scFOS ou Saccharomyces cerevisiae Sc 47 é eficaz no combate à colibacilose pós-desmame, e a combinação de ambas poderia ser benéfica em situações de alto risco.
Ferreres-Serafini L, Castillejos L, Martín M, Le Bourgot C, Martín-Orúe SM. Looking for Possible Benefits of Combining Short-Chain Fructo-Oligosaccharides (scFOS) with Saccharomyces cerevisiae Sc 47 on Weaned Pigs Orally Challenged with Escherichia coli F4+. Animals. 2023; 13(3), 526. https://doi.org/10.3390/ani13030526