Métodos: Foram realizadas três experiências para determinar o efeito dos atractivos sensoriais antes e depois do desmame sobre o desempenho de crescimento dos leitões desmamados. Em cada experiência, os tratamentos foram dispostos num esquema fatorial 2 × 2 × 2 com efeitos principais de aplicação pré-desmame (sem ou com), aplicação pós-desmame (sem ou com) e categoria de peso (representando os 50% mais leves ou mais pesados da população).
Resultados: Na experiência 1, 356 leitões (inicialmente com 5,7 kg) foram utilizados num ensaio de 28 dias com cubos de enriquecimento como atrativo sensorial. Uma percentagem mais elevada de leitões pesados ou de leitões a quem foram oferecidos cubos de enriquecimento antes do desmame perdeu peso desde o desmame até ao dia 3, em comparação com leitões leves ou leitões a quem não foram oferecidos cubos de enriquecimento antes do desmame. Do desmame ao sétimo dia, uma percentagem mais elevada de leitões perdeu peso quando não lhes foram oferecidos cubos pós-desmame, em comparação com os leitões a quem foram oferecidos cubos pós-desmame.
Na experiência 2, 355 leitões (inicialmente com 5,6 kg) foram utilizados num ensaio de 29 dias em que foi utilizado um pó como atrativo sensorial.
O fornecimento de um atrativo em pó antes e depois do desmame reduziu a percentagem de leitões que perderam peso desde o desmame até ao terceiro dia, em comparação com o fornecimento de um atrativo em pó apenas antes ou apenas depois do desmame.
Na experiência 3, 355 leitões (inicialmente 5,9 kg) foram utilizados num ensaio de 24 dias com um spray líquido como atrativo sensorial. Uma maior percentagem de leitões pesados que não receberam o atrativo líquido perdeu peso desde o desmame até ao terceiro dia, enquanto uma maior percentagem de leitões leves perdeu peso quando receberam apenas o atrativo líquido antes do desmame.
Conclusão: Nas três experiências, a aplicação de atractivos sensoriais teve efeitos limitados sobre o desempenho do crescimento dos leitões após o desmame; no entanto, foram observadas respostas variáveis para a percentagem de leitões que perderam peso nos primeiros 3 a 7 dias imediatamente após o desmame. Em resumo, o enriquecimento ambiental com cubos (Exp. 1) parece ter um efeito maior quando aplicado após o desmame, enquanto os atractivos sensoriais (Exp. 2 e 3) parecem ter um efeito maior quando aplicados tanto antes como após o desmame.
Wensley MR, et al. Effects of providing sensory attractants to suckling pigs during lactation and after weaning on post-weaning growth performance, Translational Animal Science. 2023; 7(1): txac170. https://doi.org/10.1093/tas/txac170