O beta-caroteno é um antioxidante bem conhecido que se encontra na maioria dos vegetais vermelhos e cor-de-laranja com benefícios conhecidos para a saúde. Além disso, este composto é oxidado espontaneamente, ganhando interesse como suplemento alimentar devido ao seu potencial para melhorar o estado imunitário das porcas, ajudando a melhorar a saúde dos leitões e a performance de crescimento. O objectivo deste estudo foi determinar se a suplementação com beta-caroteno oxidado melhora o desempenho reprodutivo da porca, a performance de crescimento da ninhada, o estado da vitamina A e a capacidade de alterar a abundância de células imunitárias em porcas e leitões, a performance subsequente da ninhada e a performance de crescimento em transição. Aproximadamente no 60º dia de gestação e durante todo o período de lactação, 194 porcas receberam uma dieta basal de gestação ou uma dieta basal suplementada com 80 ppm de beta-caroteno oxidado. Foram recolhidas amostras de sangue e registados os pesos no início do estudo, no parto e no desmame de um subconjunto de porcas (N = 54 por tratamento). As amostras de sangue dos leitões ao nascimento e ao desmame foram analisadas quanto às concentrações de vitamina A sob a forma de retinol e o sangue das porcas foi avaliado quanto aos níveis de imunoglobulina IgG e IgM. As concentrações de IgG e IgA foram analisadas no colostro aquando do parto e no leite aquando do desmame. Doze porcos (N = 6 por tratamento) foram eutanasiados ao nascimento e ao desmame, os fígados foram recolhidos e analisados quanto à actividade fagocítica das células de Kupffer.
Como resultado, não foram observadas diferenças significativas no desempenho reprodutivo e na composição do colostro e do leite entre as porcas dos grupos de controlo e suplementadas. Também não se registaram diferenças no crescimento dos leitões entre os dois grupos. O produto não afectou as funções imunitárias medidas dos leitões. No entanto, a IgG tendeu a diminuir com a utilização do produto, e registou-se uma diminuição da IgM.
Em conclusão, a suplementação de beta-caroteno oxidado a 80 ppm desde o 60º dia de gestação até à lactação não afecta o desempenho reprodutivo das porcas, o desempenho do crescimento da ninhada, o estado da vitamina A, o estado imunitário dos leitões e os anticorpos ou a composição do colostro e do leite.
Elefson SK, Ross JW, Rademacher CJ, Greiner LL. Evaluation of oxidized beta-carotene on sow and piglet immune systems, sow reproductive performance, and piglet growth. Journal of Animal Science. 2023; 101: skad066. https://doi.org/10.1093/jas/skad066