As alterações fisiológicas durante a lactação causam stress oxidativo nas porcas, reduzem a imunidade e prejudicam a capacidade de crescimento dos leitões. Por conseguinte, o fornecimento de nutrientes adequados é de importância vital. A suplementação dietética com ácidos gordos durante o final da gestação e/ou lactação pode aumentar o crescimento total da ninhada e o peso dos leitões ao desmame, reduzir a perda de peso durante a lactação e afetar a produção de leite e o seu perfil de ácidos gordos. O monolaurato de alfa-glicerol (α-GML) é um α-monoglicérido do ácido láurico, ácido gordo de cadeia média (AGCM), que tem o potencial de melhorar a atividade antimicrobiana das porcas e o crescimento dos leitões. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do α-MLAG no desempenho das porcas, na composição do leite e no crescimento dos leitões. Oitenta porcas foram distribuídas aleatoriamente por quatro grupos: dieta basal e dietas basais suplementadas com 500, 1000 ou 2000 mg/kg de α-GML. A experiência teve início no dia 85 da gestação e durou até ao desmame dos leitões no dia 21 da lactação. O número de leitões nascidos vivos foi normalizado para 12 ± 1 por porca no dia do parto. Nos dias 0 e 21 da lactação, foram registados os pesos dos leitões e foram obtidas amostras de leite das porcas e amostras de soro e fezes dos leitões no dia 21.
Como resultado, o consumo de ração, a perda de gordura dorsal e o intervalo entre o desmame e o cio não diferiram entre os quatro grupos de porcas. A suplementação materna com α-GML aumentou o peso dos leitões ao desmame e a digestibilidade aparente da gordura bruta no trato total das porcas. Os níveis de imunoglobulina A e imunoglobulina G foram quadraticamente mais elevados no leite das porcas à medida que o α-GML na dieta aumentava. Em termos de perfil de ácidos gordos, os níveis de C12:0, C15:0, C17:0, C18:2n6c, C18:3n3, C24:0 e C22:6n3 foram linear e quadraticamente mais elevados no colostro das porcas suplementadas com α-GML em comparação com as porcas do grupo de controlo. A proporção de ácidos gordos polinsaturados n-6:n-3 no leite foi inferior à das porcas do grupo de controlo. A α-GML materna aumentou a abundância de Firmicutes e diminuiu a abundância de Proteobacteria na microbiota fecal dos leitões.
Em conclusão, a suplementação dietética com α-GML melhorou as imunoglobulinas do leite e alterou os ácidos gordos nas porcas, melhorando assim a saúde dos leitões.
Li L, Wang H, Dong S, Ma Y. Supplementation with alpha-glycerol monolaurate during late gestation and lactation enhances sow performance, ameliorates milk composition, and improves growth of suckling piglets. Journal of Animal Science and Biotechnology. 2023; 14(1): 1-12. https://doi.org/10.1186/s40104-023-00848-x