O ácido salicílico é um ácido orgânico cristalino e incolor, normalmente utilizado em síntese orgânica. As funções dos ácidos orgânicos incluem a melhoria da digestibilidade dos nutrientes, a saúde intestinal, a performance de crescimento e as propriedades conservantes. O objectivo deste estudo foi avaliar os efeitos da suplementação alimentar com ácido salicílico no desempenho e nos metabolitos sanguíneos de porcas em lactação e dos seus leitões. Foram utilizadas porcas com peso de 208,5 ± 18,34 kg e seus neonatos. Desde o 114º dia de gestação até ao 21º dia de lactação (desmame), dez porcas multíparas (n = 5/tratamento) (Landrace x Yorkshire) foram distribuídas aleatoriamente por um de dois tratamentos: controlo (dieta basal) e tratamento (controlo + ácido salicílico a 0,05%). O peso das porcas foi medido antes do 114º dia de gestação, após o parto e ao desmame (21º dia) para determinar a perda de peso. Foram medidas a taxa de sobrevivência e o ganho médio diário dos leitões. Foram colhidos 5 ml de sangue da veia jugular de cada porca ao início, após o parto e no último dia da experiência. Também foram colhidos 5 ml de sangue de três leitões por porca.
Não foram observadas diferenças significativas em termos de peso, espessura do toucinho dorsal, perda de toucinho dorsal e índice de condição corporal nas porcas tratadas com ácido salicílico, em comparação com as porcas do grupo de controlo. No entanto, o peso das porcas foi drasticamente reduzido numa média de 16 kg desde o parto até ao desmame. A suplementação com ácido salicílico na dieta das porcas melhorou ligeiramente a taxa de sobrevivência e registou um maior peso dos leitões. No entanto, não se verificaram diferenças significativas nas concentrações de glóbulos vermelhos, Fe, hematócrito e Hb entre as porcas dos grupos de controlo e de tratamento, mas a capacidade total de ligação do ferro foi significativamente reduzida nas porcas do grupo de tratamento, em comparação com o grupo de controlo, desde o parto até ao desmame. Além disso, a suplementação com ácido salicílico na dieta das porcas no início da lactação aumentou o peso e a capacidade total de ligação do ferro dos recém-nascidos no final do estudo.
Em conclusão, foi observado um efeito positivo nos leitões. No entanto, não foram observadas diferenças significativas no desempenho reprodutivo das porcas.
Muhizi S, Cho S, Palanisamy T, Kim IH. Effect of dietary salicylic acid supplementation on performance and blood metabolites of sows and their litters. Journal of Animal Science and Technology, 2022; 64(4), 707. https://doi.org/10.5187%2Fjast.2022.e25