Os probióticos suscitaram recentemente um interesse crescente, especialmente na produção de suínos, uma vez que podem ser benéficos como aditivos alimentares. Os suínos alimentados com uma dieta que contém probióticos podem ter maior consumo de ração, ganho médio diário, taxa de conversão alimentar e menor incidência de diarreia. O Lactobacillus lactis, em particular, é eficaz como promotor de crescimento, agente anti-stress e melhorador imunitário. No entanto, os estudos que avaliam os efeitos do L. lactis em suínos de engorda são limitados. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da suplementação com L. lactis na performance de crescimento, nos parâmetros hematológicos, na qualidade da carne e na flora intestinal de suínos desde a engorda até o abate. Para o efeito, um total de 72 suínos (30,46 ± 3,08 kg) foram distribuídos aleatoriamente por 3 grupos (com 3 celas por grupo e 8 suínos por cela). Os três tratamentos basearam-se numa dieta basal (O-0) e em duas dietas experimentais suplementadas durante 14 semanas com 0,01% (O-100) e 0,03% (O-300) de L. lactis, respetivamente.
Consequentemente, o peso final dos suínos dos grupos O-100 e O-300 foi significativamente mais elevado do que o dos suínos do grupo O-0. Na primeira fase de engorda, o ganho médio diário e a ingestão média diária dos suínos do grupo O-300 foram superiores aos dos suínos do grupo O-0. O azoto ureico no sangue e o malondialdeído foram significativamente mais elevados no grupo O-0 em comparação com os grupos O-100 e O-300 durante a primeira fase de engorda. Não foram observadas diferenças nos parâmetros hematológicos entre os três grupos durante a segunda fase de engorda. As contagens de L. lactis no estômago foram significativamente mais elevadas no grupo O-300 do que no grupo O-0. As contagens de Escherichia coli no jejuno foram significativamente mais elevadas no grupo O-0 do que no grupo O-300. Além disso, a dureza, a coesão, a gomosidade e a resiliência do músculo longissimus dorsi recolhido dos suínos do grupo O-300 foram superiores às dos suínos do grupo O-0.
Em conclusão, a suplementação dietética com Lactobacillus lactis aumentou o peso final, aumentou o ganho médio diário na primeira fase de engorda e melhorou a qualidade da carne.
Duan H, Lu L, Zhang L, Li J, Gu X, Li J. Effects of Lactobacillus Lactis Supplementation on Growth Performance, Hematological Parameters, Meat Quality and Intestinal Flora in Growing-Finishing Pigs. Animals. 2023; 13(7): 1247. https://doi.org/10.3390/ani13071247