A indústria mundial da carne está a sofrer uma expansão significativa, especialmente no mercado da carne vermelha, como a carne de porco. Tradicionalmente, a carne de porco tem sido uma fonte primária de proteínas para os consumidores, no entanto, o seu conteúdo nutricional e a sua qualidade geral diminuíram devido à recente ênfase no aumento das taxas de crescimento e no aumento da proporção de carne magra. Com o aumento da proporção de carne magra na carne de porco, o teor de gordura intramuscular também tende a diminuir, o que afecta os parâmetros de qualidade da carne, como o sabor, o aroma e a cor. A indústria suinícola esforça-se por reduzir a deposição de gordura subcutânea nos porcos e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade da carne. Uma abordagem promissora para atingir este objectivo é a incorporação de aditivos alimentares capazes de reduzir a deposição de gordura subcutânea sem alterar o teor de gordura intramuscular. Os nucleótidos, como uma nova geração de aditivos alimentares não tóxicos, seguros e inofensivos, desempenham um papel importante na promoção da maturação intestinal, do desenvolvimento da mucosa intestinal, do rendimento do crescimento, do metabolismo e do metabolismo lipídico.
Por conseguinte, o objectivo do presente estudo foi investigar os efeitos da suplementação com adenosina e adenosina 5′-monofosfato (AMP) no rendimento de crescimento, características da carcaça, qualidade da carne e metabolismo lipídico nos tecidos adiposos de porcos de engorda. Os porcos foram distribuídos por três grupos de tratamento: a dieta de controlo, a dieta com 0,2% de adenosina ou a dieta com 0,2% de AMP.
Os resultados mostraram que, em comparação com o grupo de controlo, tanto o grupo da adenosina como o do AMP aumentaram o comprimento da carcaça e reduziram a perda por gotejamento, enquanto o grupo do AMP tendeu a aumentar o valor da cor vermelha e a reduzir o teor de aminoácidos livres no músculo longissimus thoracis. Além disso, a suplementação com adenosina ou AMP aumentou o teor de adenosina ou AMP no soro, no tecido adiposo e no músculo longissimus thoracis, bem como o nível de proteína do recetor de adenosina 2A no tecido adiposo. Além disso, tanto os grupos de adenosina como os de AMP apresentaram um aumento da expressão dos genes da lipólise (ATGL e HSL) no tecido adiposo.
Em conclusão, a suplementação com adenosina 5′-monofosfato pode melhorar a qualidade da carne e a suplementação com adenosina e adenosina 5′-monofosfato pode regular o metabolismo lipídico em porcos de engorda.
Rao S, Cui Z, Zhang L, Ma S, Huang S, Feng L, Chen Y, Luo J, Li J, Qian S, Liu Y, Yang L, Yin Y, Tan C. Effects of dietary adenosine and adenosine 5′-monophosphate supplementation on carcass characteristics, meat quality, and lipid metabolism in adipose tissues of finishing pigs. Meat Science. 2023; 201: 109174. https://doi.org/10.1016/j.meatsci.2023.109174