X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da suplementação com esqualeno derivado de plantas no desempenho do crescimento e nos danos intestinais induzidos pelo stress oxidativo agudo em leitões.

A suplementação dietética com esqualeno derivado de plantas pode reduzir os efeitos do stress oxidativo em leitões.

26 Setembro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os leitões são particularmente susceptíveis ao stress oxidativo, que conduz a um fraco desempenho em termos de crescimento e a lesões intestinais. O esqualeno, uma substância bioactiva natural enriquecida no óleo de fígado de tubarão, apresenta excelentes propriedades antioxidantes e pode atualmente ser obtido a baixo custo a partir do destilado de desodorização durante a produção de óleo vegetal. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da suplementação com esqualeno derivado de plantas no desempenho de crescimento dos leitões e explorar os papéis benéficos do esqualeno contra o stress oxidativo e os danos intestinais em leitões desafiados com diquat.

Métodos: Quarenta leitões foram divididos aleatoriamente em cinco compartimentos e alimentados com uma dieta basal suplementada com esqualeno a 0, 500, 1000 ou 2000 mg/kg durante 5 semanas. O stress oxidativo agudo foi induzido nos leitões com diquato (10 mg/kg de peso corporal) na quarta semana da experiência, seguido de um período de recuperação de 7 dias. O ganho médio diário e o consumo de ração foram medidos semanalmente.

Resultados: Antes do desafio com diquat, a suplementação com esqualeno melhorou significativamente o desempenho do crescimento e o estado antioxidante do soro e, após o desafio com diquat, a suplementação com esqualeno atenuou significativamente o atraso no crescimento, a atrofia das vilosidades intestinais, a apoptose das células epiteliais intestinais, a hiperpermeabilidade intestinal e a deficiência das proteínas da junção estreita do epitélio intestinal (zonula occludens-1, ocludina e claudina-3) induzidas pelo diquato. Sob stress oxidativo induzido pelo diquato, a suplementação com esqualeno melhorou consistentemente o estado antioxidante do intestino delgado, do fígado e do músculo. In vitro, o esqualeno demonstrou atenuar o aumento induzido pelo peróxido de hidrogénio (H2O2) dos níveis intracelulares de espécies reactivas de oxigénio e a apoptose das células epiteliais intestinais porcinas.

Conclusão: A suplementação com esqualeno melhora o desempenho do crescimento e alivia eficazmente o atraso no crescimento e os danos intestinais induzidos pelo stress oxidativo agudo através do aumento da capacidade antioxidante dos leitões.

Tian J, Jiang Q, Bao X, Yang F, Li Y, Sun H, Yao K, Yin Y. Plant-derived squalene supplementation improves growth performance and alleviates acute oxidative stress-induced growth retardation and intestinal damage in piglets. Animal Nutrition. 2023; 15: 386-398. https://doi.org/10.1016/j.aninu.2023.09.001

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista