X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos de dois períodos de mistura pós-cobrição no bem-estar das porcas num sistema de alojamento em grupo com baias de acesso livre

Os resultados podem explicar taxas de gestação e de parto numericamente mais baixas em porcas misturadas dois dias após a cobrição.

19 Dezembro 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A legislação europeia (2008/120/CE) permite que as porcas sejam mantidas em celas de gestação até 4 semanas depois da cobrição, mas há um interesse social crescente em reduzir e/ou proibir a sua utilização. A mistura de porcas está inevitavelmente associada à agressão, ao passo que a redução do tempo que as porcas passam na cela significa misturá-las em grupos mais cedo após a cobrição. Há poucos estudos sobre a magnitude dos efeitos associados ao bem-estar das porcas em diferentes sistemas de alojamento em grupo. O objetivo do presente estudo foi determinar os efeitos da mistura de porcas (6 grupos/tratamento, 12 porcas/grupo) em celas com comedouros individuais de livre acesso, duas a quatro semanas após a cobrição, sobre o comportamento agressivo e as lesões cutâneas até às três primeiras semanas após a mistura, sobre a capacidade locomotora 8 semanas após a mistura e no final da gestação, bem como sobre o desempenho reprodutivo e o tamanho da ninhada. Foram feitas observações directas das agressões (amostragem de todas as ocorrências, 2 horas/dia) imediatamente após a mistura, às 24 horas, 8 dias e 3 semanas. As lesões cutâneas foram contadas às 24 horas, 8 dias e 3 semanas. A locomoção das porcas foi avaliada através de uma escala visual analógica.

Apenas se observou um efeito do tratamento no número de lesões registadas 24 horas após a mistura, que foi mais elevado nas porcas com baias de alimentação individuais de acesso livre dois dias após a cobrição. Além disso, o número de lesões cutâneas recentes permaneceu elevado em ambos os tratamentos, 8 dias após a mistura. Isto pode refletir um estabelecimento prolongado da hierarquia de dominância devido ao facto de as porcas se "esconderem" nas celas de livre acesso.

Em conjunto, estes resultados podem explicar taxas de gestação e de parto numericamente mais baixas em porcas misturadas dois dias após a cobrição, apesar de poucas outras implicações graves deste tratamento de mistura para o bem-estar das porcas.

Costanza Galli M, Ewa Lagoda M, Gottardo F, Contiero B, Boyle LA. Effects of two mixing times post-service on the welfare of sows in a group housing system with free access stalls. Livestock Science. 2023; 275: 105309. https://doi.org/10.1016/j.livsci.2023.105309.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista