A adopção cruzada consiste no movimento de leitões de porcas com baixa produção de leite ou com um elevado número de nascidos vivos para porcas com boa produção de leite ou com tetos disponíveis, com o objectivo de homogeneizar as ninhadas em número e peso. Na prática, as adopções cruzadas realizam-se com muita frequência depois das 24 e antes das 48 horas de vida. O presente estudo determina o efeito de restringir as adopções cruzadas às 12 horas após o nascimento.
Para o estudo, um total de 60 ninhadas foram divididas aleatoriamente em 2 grupos, grupo experimental constituido por 30 ninhadas com adopção cruzada restringida às 12 primeiras horas e grupo controlo formado por 30 ninhadas com adopções cruzadas realizadas em diferentes momentos da lactação. Observou-se o comportamento, o aumento de peso e a mortalidade. O estudo repitiu-se duas vezes com a finalidade de ter um total de três repetições.
Os animais do grupo tratamento apresentaram um aumento de peso médio ao desmame maior quando comparados com os leitões do grupo controlo na primeira e terceira repetição. As diferenças entre ambos tratamentos foram de 0,27, -0,02 (estatisticamente não diferente) e 0,41 gramas na primeira, segunda e terceira repetições, respectivamente. A mortalidade foi estatisticamente maior no grupo controlo.
Estes resultados indicam que a restrição das adopções cruzadas nas primeiras 12 horas de vida tem um efeito positivo em comparação com o maneio tradicional realizado entre as 24 e as 48 h.
A. Olivares, A. Ruiz. Effect of restricted movement of the piglets (cross fostering) on the weight at weaning in intensive pig production farm. 22nd IPVS, 2012.