A selecção genética de linhas comerciais de suínos para maior taxa de crescimento e percentagem de carne magra pode levar, em parte, à diminuição da qualidade e do valor nutricional da carne de porco. No entanto, com o aumento da consciencialização sobre a saúde entre os consumidores, a procura por carne de porco mais segura, saudável, saborosa e de melhor qualidade e valor nutricional está a aumentar. Ficou demonstrado que diferentes fontes dietéticas de amido alteram as características da carcaça e a qualidade da carne. Hoje, a investigação sobre os efeitos de diferentes fontes de amido com razões claramente diferentes de amilose / amilopectina sobre a composição de aminoácidos e ácidos gordos no músculo Longissimus thoracis (L. thoracis) de porcos é limitada.
Portanto, o objectivo deste estudo foi investigar os efeitos de diferentes fontes dietéticas de amido nas características de carcaça, qualidade da carne, composição de aminoácidos e ácidos gordos musculares e níveis de expressão do gene mRNA envolvido no metabolismo lipídico e nas características das fibras musculares em porcos de engorda.
Para isso, um total de 72 porcos machos castrados (Duroc × Landrace × Large White) foram aleatoriamente designados a 3 grupos de tratamento dietético diferentes com 8 parques / grupo e 3 porcos por parque. Foram utilizados amido de mandioca (TA), amido de milho (AM) e amido de ervilha (AG), com relações amilose / amilopectina de 0,11, 0,25 e 0,44, respectivamente, como fontes de amido alimentar por 40 dias.
Os resultados mostraram que a dieta AG aumentou significativamente o peso corporal final, o ganho médio diário, a área do lombo e o índice de massa magra sem gordura em comparação com a dieta AT, mas diminuiu significativamente o índice de conversão e a espessura da gordura nas costas. Em comparação com a dieta AT, a dieta AG também aumentou o pH 45 min, os índices de marmoreado, o conteúdo de gordura intramuscular e o monofosfato de inosina em L. thoracis e diminuiu a perda por gotejamento e a força de corte. Além disso, em comparação com a dieta AT, a dieta AF aumentou as proporções de aminoácidos de sabor, DHA, EPA e ácidos gordos poliinsaturados n-3 (PUFA) em L. thoracis em comparação com a dieta AT, mas diminuiu a proporção de PUFA. N -6 / n-3.
Em conclusão, esses resultados forneceram evidências de que as diferentes fontes de amido na dieta alteraram as características da carcaça, o sabor e a qualidade da carne nos porcos de engorda e que o consumo de uma dieta com maior proporção de amilose / amilopectina resulta na produção de carne de porco saudável de melhor qualidade e com melhor valor nutricional.
Yu M, Li Z, Rong T, Wang G, Liu Z, Chen W, Li J, Li J, Ma X. Different dietary starch sources alter the carcass traits, meat quality, and the profile of muscle amino acid and fatty acid in finishing pigs. Journal of Animal Science and Biotechnology. 2020; 11(1): 1-14. https://doi.org/10.1186/s40104-020-00484-9