X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

A suplementação com daidzeína melhora a performance e a qualidade da carne de porcos de engorda.

A suplementação com daidzeína melhora a performance e a qualidade da carne de porcos de engorda.

27 Maio 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A daidzeína (DAI) é um componente activo natural das isoflavonas que são encontradas principalmente nas leguminosas e é considerado um fito-estrogénio. A daidzeína tem mostrado um efeito benéfico sobre o crescimento e a qualidade da carne de várias espécies, mas não é conhecida uma relação exacta entre a dose e os seus efeitos. Neste estudo foi investigado o efeito da suplementação na dieta com DAI a diferentes doses sobre o crescimento, as características da carcaça e a qualidade da carne em porcos de engorda. Para isto 72 porcos de engorda, machos castrados DLY (Duroc x Landrace x Yorkshire) foram distribuídos aleatoriamente por 4 tratamentos, dieta basal (CON) ou dieta basal com diferentes doses de DAI (12,5, 37,5 e 62,5 mg/kg). Foi selecionado um porco por parque (6 por tratamento), com um peso corporal médio, para recolher amostras de sangue para investigação de parâmetros bioquímicos, antioxidantes e hormonais. Os mesmos animais foram usados para medir o fígado, as características da carcaça, a qualidade da carne, analisar a expressão genética das amostras de fígado e do músculo longissumus thoracis.

Os resultados mostraram que a suplementação com DAI aumentou significativamente o ganho médio diário (GMD). Além disso, DAI elevou no soro a concentração dos fatores de crescimento insulínico tipo 1(IGF-1), a concentração de testosterona, a actividade da superóxido dismutase (SOD) e a capacidade antioxidante total (T-AOC). A dose mais alta de suplementação com DAI (62,5 mg/kg) incrementou significativamente a gordura intramuscular (IMF) mas reduziu o conteúdo de gordura do fígado. Tanto a perda por gotejamento como a força de corte diminuíram nos porcos tratados com 62,5 mg/kg de DAI. Os porcos tratados com DAI tiveram uma maior expressão de MyHC I e uma menor expressão de MyHC IIb no longissimus thoracis. No fígado a DAI elevou o nível da expressão da glucoquinasa (GCK) mas diminui o nível de expressão de ACC1.

Estes resultados indicam não só um efeito benéfico da suplementação da dieta com DAI sobre a performance, mas também indica possíveis mecanismos regulados pela DAI no que à qualidade da carne diz respeito.

Sun ZW, Li DF, Li Y, Chen DW, Yu B, Yu J, Mao XB, Zheng P, Luo YH, Luo JQ, He J. Effects of dietary daidzein supplementation on growth performance, carcass characteristics, and meat quality in growing-finishing pigs.  Animal Feed Science and Technology. 2020; 268: 114591. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2020.114591

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista