X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos de suplementar com diferentes niveis de zinco orgânico sobre o rendimento e a qualidade da carne de porco

A carcaça, a qualidade da carne e a estabilidade oxidativa dependem do nível de Zn nas dietas de porcos de engorda.

23 Junho 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O zinco é um microelemento essencial para o crescimento e desenvolvimento regular de todos os organismos animais. As dietas para animais devem conter uma quantidade adequada deste oligoelemento para evitar a deficiência. O nível de zinco intrínseco nas dietas convencionais de suínos não é geralmente suficiente, principalmente devido à presença de ácido fítico nos cereais, o que reduz a disponibilidade de zinco através da formação de complexos insolúveis. O objectivo deste estudo foi o de encontrar uma concentração adequada de zinco na dieta, investigando o efeito de dois níveis de zinco glicinato (ZnGly) no desempenho, características da carcaça e qualidade da carne de suínos de engorda. Trinta porcos (peso: 61 ± 4,0 kg) foram distribuídos por três tratamentos e alimentados ad libitum durante 56 dias: dieta suplementada com 0 (controlo), 45 (Zn45) ou 100 mg/kg (Zn100) de ZnGly. No final do estudo foram recolhidos dados de desempenho, bem como amostras de fígado, músculo e carcaça.

Os resultados mostraram que a suplementação de ZnGly mais elevada reduziu o ganho médio diário, enquanto o peso da carcaça fria não diferiu entre tratamentos. Ambos os níveis de ZnGly reduziram as perdas por arrefecimento das carcaças. O ZnGly não alterou o conteúdo de microminerais, a estabilidade da cor e o perfil dos ácidos gordos da carne. A actividade da superóxidodismutase foi reduzida no grupo Zn45 em comparação com o grupo de controlo, enquanto a actividade da catalase foi melhorou no grupo Zn100. Embora a suplementação de ZnGly não tenha influenciado a oxidação lipídica da carne crua e homogeneizados de carne incubados com catalisadores pró oxidantes, Zn45 limitou a oxidação lipídica da carne cozinhada.

Estes resultados demonstraram que a suplementação com 45 mg/kg de ZnGly poderia melhorar a estabilidade oxidativa da carne de porco sujeita a fortes condições pró oxidantes.

Natalello A, Khelil-Arfa H, Luciano G, Zoon M, Menci R, Scerra M, Blanchard A, Mangano F, Biondi L, Priolo A. Effect of different levels of organic zinc supplementation on pork quality. Meat Science. 2022; 186: 108731. https://doi.org/10.1016/j.meatsci.2021.108731

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista