O aumento na prolificidade das porcas e o conseguinte aumento no tamanho da ninhada foram correlacionadas com uma maior mortalidade de leitões recém-nascidos e baixo peso ao nascer (BPN). Em geral, as ninhadas BPN apresentam, a longo prazo, deficiências no crescimento. A disbiose intestinal é umas das principais causas pelas quais a morbilidade e a deficiência no crescimento aumenta nos leitões BPN. Muitos dos compostos bioactivos que o líquido amniótico contém também estão presentes no colostro. Tanto o líquido amniótico como o colostro são conhecidos principalmente pelas suas propriedades promotoras do crescimento no intestino neo-natal. Os compostos fitogénicos (CF) são compostos bioactivos naturais derivados de plantas. Foi relatado que os CF favorecem a saúde e o bem-estar dos animais e melhoram o crescimento, pelo que foi colocada a hipótese de que a suplementação dietética com CF em porcas hiperprolíficas durante a lactação ou todo o período de gestação-lactação, influiría no rendimento da ninhada através da transferência materna destes compostos.
Portanto, o objectivo do presente estudo foi avaliar a transferência materna de CF para o líquido amniótico e o leite e os seus efeitos sobre o rendimento dos leitões e a expressão do gene no jejuno relacionados com as funções intestinais.
Para esse propósito, foram colocadas um total de 81 porcas em um dos 3 tratamentos: um tratamento controlo (C), que oferecia uma dieta não suplementada durante gestação e lactação e dois grupos suplementados com 1 g/kg de uma combinação de CF (CCF) durante a lactação (L), ou durante gestação e lactação (GL).
Vários CF da dieta, como o timol e o eucaliptol, chegaram ao líquido amniótico de GL, enquanto que só o timol alcançou o leite de L e GL. A suplementação com CCF durante GL aumentou o número de nascidos vivos e reduziu o peso ao nascer, enquanto que não foram observadas diferenças entre os tratamentos no peso ao nascimento dos leitões lactantes (dia 20) e desmamados (dia 7). O estado antioxidante dos leitões lactantes e desmamados melhorou nos leitões CCF. A expressão de ARNm do jejuno em leitões lactantes dos grupos L e GL mostrou uma sobre-expressão da função barreira MUC2, a enzima digestiva IDO e os genes PPARGC-α, TNF-α, TGF-ß1 e IL-10 de resposta imunitária.
Em conclusão, a transferência materna de CCF melhorou o rendimento e o estado antioxidante dos leitões, assim como a expressão do gene intestinal nos leitões lactantes.
Reyes-Camacho, D., Vinyeta, E., Pérez, J. F., Aumiller, T., Criado, L., Palade, L. M., Taranu, I., Folch, J. M., Calvo, M. A., Van der Klis, J. D., & Solà-Oriol, D. (2020). Phytogenic actives supplemented in hyperprolific sows: effects on maternal transfer of phytogenic compounds, colostrum and milk features, performance and antioxidant status of sows and their offspring, and piglet intestinal gene expression. Journal of Animal Science, 98(1), skz390. https://doi.org/10.1093/jas/skz390