A quantidade e a composição do leite que uma porca produz tem um impacto significativo no crescimento, saúde e desenvolvimento da sua descendência. O crescimento óptimo dos leitões lactantes depende directamente do volume e do conteúdo total de sólidos do leite materno. O ácido fólico é uma vitamina do complexo B a qual está envolvida em numerosas reacções fisiológicas dos mamíferos. Em mulheres, a suplementação com ácido fólico é conhecida por melhoras no seu estado de saúde e por ser eficiente na prevenção de defeitos no tubo neural. Além disso, a suplementação em vacas de leite aumenta a produção e qualidade do leite, assim como a concentração de soro no leite. O presente trabalho foi realizado para investigar a influência do efeito da suplementação precoce com diferentes níveis de ácido fólico sobre a produção de leite e os rendimentos produtivos dos leitões durante a lactação. Para isso foram utilizadas 20 porcas (Landrace x Yorkshire) que receberam a mesma dieta basal com base em milho e soja (ácido fólico, 1,3 mg/kg) desde a gestação ao momento do parto (desde o dia 30 ao 107). Depois do parto, as porcas foram distribuídas em quatro tratamentos em função do número de parto e dos pesos dos leitões ao nascer e foram alimentadas com a mesma dieta basal com ácido fólico adicionado a diferentes níveis: o grupo controlo (nível de suplementação com ácido fólico, 0 mg/kg), o grupo 1 (12,5 mg/kg), grupo 2 (50 mg/kg) e o grupo 3 (100 mg/kg), com cinco réplicas (porcas/ tratamento). A experiêcia teve uma duração de 21 dias. Foram recolhidas amostras de sangue da veia marginal de cada porca nos dias 0, 7, 21 depois do parto para a realização da análise bioquímica.
A suplementação com ácido fólico na dieta da porca não teve efeito na produção total média de leite, cuja regressão indicou uma relação quadrática (R2 = 0,949, P = 0,226). Quando os níveis de ácido fólico adicionado foram incrementados de 0 a 100 mg/kg, o ratio ingestão-produção de leite diminuiu de 0,70 a 0,65 (R2 = 0,918, P = 0,042). Comparado com o controlo, a suplementação com ácido fólico (100 mg/kg) incrementou significativamente as concentrações de matéria gorda, substâncias totais e substâncias não lipídicas (P < 0,01), a concentração de proteína no leite também foi incrementada significativamente nos grupos 1 e 2 (P < 0,01). A suplementação com ácido fólico melhorou o peso da ninhada ao desmame, o peso médio dos leitões ao desmame e o ganho médio diário (GMD) (P > 0,05). Mais precisamente, durante a segunda semana de lactação, os leitões de porcas suplementadas com a dose maior de ácido fólico mostraram um incremento no GMD.
Estes resultados sugerem que a suplementação com ácido fólico de 12,5 a 100 mg/kg nas dietas de porcas lactantes incrementa a produção de leite e melhora a sua qualidade assim como o rendimento dos leitões.
W Sheng-Ping, Y Yu-Long, Q Yin, Li Li-Li, L Feng-Na, T Bi-E, T Xiang-Shan, and H Rui-Lin. Effects of folic acid on the performance of suckling piglets and sows during lactation. 2011. Journal Science of Food and Agricultural. 91:2371-237.