X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos do aumento de lisina durante a gestação no rendimento das porcas

Foi realizado um estudo em condições comerciais para avaliar os efeitos do aumento da digestibilidade ileal standart da lisina na dieta durante a gestação sobre o crescimento da porca e o peso de nascimento dos leitões.

.

21 Junho 2018
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Aumentar o nível de alimentação ou a concentração de energia e aminoácidos nas dietas de gestação são estratégias que têm sido utilizadas para melhorar o crescimento fetal e satisfazer os requisitos das porcas no final da gestação. No entanto, apenas foram descritas pequenas melhorias para o peso ao nascimento dos leitões.

Foi realizado um estudo em condições comerciais para avaliar os efeitos do aumento da digestibilidade ileal standart (DIS) da lisina (Lys) na dieta durante a gestação sobre o crescimento da porca e o peso de nascimento dos leitões. Um total de 971 porcas (498 primíparas, 138 porcas de segundo parto e 335 porcas de 3 ou mais partos) foram alojadas em grupos (aproximadamente 275 fêmeas / parque) e foram alimentadas individualmente com comedouros electrónicos (ESF). As porcas foram transferidas para parques no dia 4 de gestação e no dia 5 foram alocadas a um dos seguintes tratamentos: 11, 13,5, 16 ou 18,5 g DIS Lys/d). Os níveis maior e menor de Lys foram conseguidos alterando as quantidades de farinha de milho e soja e foram criados os tratamentos intermédios através de diferentes misturas de cada um através dos ESF. As primíparas e as porcas receberam 2,1 e 2,3 kg/d (5,3 e 5,7 Mcal de energia bruta/d) de ração ao longo de todo o estudo. O peso vivo inicial e a gordura dorsal foram obtidos no dia 5 de gestação, enquanto que o peso corporal e gordura dorsal finais foram obtidos no dia 112 de gestação. O peso corporal dos leitões foi obtido individualmente dentro das 12 h após o nascimento para as ninhadas de um total de 928 fêmeas. Os dados foram divididos para os três grupos de paridade: 1, 2 e 3+.

Não houve evidência de uma interacção tratamento x grupo de paridade para nenhuma das variáveis. O peso corporal final no dia 112 de gestação aumentou linearmente à medida que aumentou a Lys DIS, sem diferenças na gordura dorsal final. Em média, as porcas ganharam 2,7 mm de gordura dorsal durante a gestação. A média de nascidos totais foi de 15,6 e o peso corporal dos leitões foi de 1,28 kg sem evidência de diferenças entre os grupos tratamento.

Em conclusão, estes resultados parecem sugerir que as porcas ganharam tecido magro porque o peso corporal final aumentou com o aumento de Lys DIS enquanto que a gordura dorsal final não se alterou. Neste estudo, o aumento de Lys DIS durante a gestação não afectou o peso ao nascimento dos leitões.

Thomas, L. L., Herd, L. K., Goodband, B. D., Dritz, S. S., Tokach, M. D., Woodworth, J. C., DeRouchey, J., M., Goncalves, M. A. D., Jones D. B. 2018. 315 Effects of Increasing Standardized Ileal Digestible Lysine during Gestation on Growth and Reproductive Performance of Gilts and Sows Under Commercial Conditions. Journal of Animal Science, 96(2),169–170, https://doi.org/10.1093/jas/sky073.312

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista