Considera-se que o consumo em “Creep Feed” contribui para iniciar e promover o desenvolvimento da produção de enzimas intestinais e digestivas que podem ajudar os leitões a utilizar fontes alternativas de alimentos depois da retirada do leite. A investigação sobre o uso de “creep feed” tem-se centrado no uso de aditivos, indicadores nutricionais e fórmula do alimento. A apresentação física do alimento sobre o desenvolvimento intestinal dos leitões tem merecido menos atenção. Por isso não é claro se a dureza do alimento e o conteúdo em humidade afectam a performance do crescimento e a saúde intestinal dos leitões. O objectivo deste estudo foi o de determinar os efeitos do “creep feed” com granulado macio (SPCF) sobre performance do crescimento e o desenvolvimento intestinal dos leitões. Foram distribuídos um total de 18 porcas híbridas e suas ninhadas (14±2 dias, 3,73±0,72 kg) a um dos três grupos dietéticos que receberam i) “creep feed” em farinha (PCF), ii) “creep feed” em granulado duro (HPCF) ou iii) SPCF durante o período prévio ao desmame. Aos 21 dias os leitões foram desmamados e permaneceram no mesmo grupo e dieta até ao dia 31. No dia 31 um leitão por parque foi selecionado para amostra. Foram analisados os parâmetros bioquímicos do soro, foram utilizadas amostras intestinais para as medidas morfológicas e para determinar a actividade da sacarase e máltase o conteúdo intestinal foi utilizado para a analise da microbiota.
No período pré-desmame o consumo médio diário de alimento e o consumo médio diário de matéria seca foram significativamente mais altos no grupo SPCF que no HPCF. No período pós-desmame e em todo o período experimental, as diferentes dietas não tiveram um efeito significativo sobre a performance do crescimento. Aos 10 dias pós-desmame a concentração de glucose sérica foi menor no grupo SPCF em comparação com os outros grupos. Também foi observada uma maior altura das vilosidades e menor profundidade das criptas no jejuno no grupo SPCF em relação aos outros grupos. No entanto no duodeno e jejuno, o grupo SPCF teve uma relação entre a altura das vilosidades e a profundidade da cripta mais alta que os outros grupos. Os limiares de ciclo mais altos para as bactérias produtoras de ácido láctico e valores de limiar mais baixos de Clostridium, Enterobacter e Escherichia coli também foram observados no grupo SPCF e a actividade de sacarase e máltase foi maior no grupo SPCF que nos outros grupos no duodeno e íleon.
O SPCF melhorou o consumo de ração no pré desmame e diminui os efeitos negativos do stress do desmame no intestino dos leitões.
Chen H, Wang C, Wang Y, Chen Y, Wan M, Zhu J, Zhu A. Effects of soft pellet creep feed on pre-weaning and post-weaning performance and intestinal development in piglets. Animal Bioscience. 2021; 34(4): 714–723. https://doi.org/10.5713/ajas.20.0034