Um ambiente stressante para porcas durante a gestação pode aumentar a mortalidade dos leitões.
O objectivo do presente estudo foi avaliar uma estratégia de enriquecimento ambiental para reduzir o estado de stress da porca e suas consequências na mortalidade de leitões.
Durante a gestação foram comparados três tratamentos experimentais: sistema convencional com pavimento de slat (C), o mesmo sistema mas enriquecido (CE) ou um sistema de cama de palha proporcionando superfície adicional às porcas (L). O enriquecimento no grupo (CE) consistiu num balde de madeira unido a uma corrente (3 por parque) e no fornecimento de palha nos comedouros à taxa de 200 g/d do dia 3 ao 30 de gestação e 400 g/d do dia 31 ao 104 de gestação. Aos 105 dias de gestação todas as porcas foram transferidas para a maternidade em parques individuais semelhantes sobre slat. No total, foram utilizadas 83 porcas Landrace x Large-White (C : 26, CE : 30, L: 27).
As concentrações de cortisol salivar de porcas diferiram entre os grupos, mas diferiram de acordo com o dia da gestação (C = CE> L, C> CE> L e C = EC = L aos 14, 105 e 107 dias, respectivamente). Aos 101 dias de gestação, o enriquecimento do meio reduziu as estereotipias (L <CE <C) e aumentou o comportamento de exploração do meio (L> CE> C). A mortalidade dos leitões ao nascimento e até 12 horas após o parto foi menor nos grupos CE e L do que no grupo C, enquanto a mortalidade no desmame não diferiu significativamente entre os grupos (23,2, 19,1 e 19, 3% para C, CE e L, respectivamente).
O enriquecimento da alimentação e o meio ambiente das porcas durante a gestação melhoraram seu bem-estar e reduziram a mortalidade precoce dos leitões.
Hélène Quesnel, Benoit Peuteman, Elodie Merlot, Armelle Prunier, Catherine Calvar, Fabrice Robert, Marie-Christine Meunier-Salaün (2018) Effet de l’enrichissement du milieu des truies pendant la gestation sur le stress maternel et la survie des porcelets. Journées de la Recherche Porcine, 50.