X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos do espaço disponível durante a gestação e da socialização durante a engorda na produtividade e no bem-estar das porcas primíparas

A agressividade das marrãs pode ser reduzida aumentando o espaço disponível durante a gestação, juntamente com a socialização durante a engorda.

26 Novembro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Coreia do Sul reviu recentemente a sua regulamentação em matéria de pecuária, a fim de impor o alojamento em grupo de porcas gestantes para além das seis semanas de gestação em 2030. No entanto, o alojamento em grupo de porcas gestantes pode influenciar a sua hierarquia social e a competição pelos alimentos, afectando assim o seu desempenho reprodutivo e bem-estar. Embora na Coreia do Sul ainda não existam regulamentos que regulem os requisitos mínimos de espaço, estima-se que seja necessário um espaço mínimo de 1,9 m2 por porca. Por conseguinte, este estudo investigou os efeitos do espaço disponível (ED; 1,9m2, 2,3m2) durante a gestação e da socialização (S; -, +) durante a engorda sobre a produtividade e o bem-estar das marrãs.

Métodos: 36 porcas foram divididas em quatro grupos de acordo com o espaço disponível durante a gestação e a socialização durante a engorda: 1) ED 1,9m2, sem S (-), 2) ED 1,9m2, S (+), 3) E-d 2,3m2, sem S (-), e 4) ED 2,3m2, S (+). Foram medidos o desempenho basal, o desempenho reprodutivo, a composição do colostro, o índice de claudicação e o número de lesões cutâneas das marrãs.

Resultados: O grupo de porcas em ED 1,9m2 teve maior peso durante a colocação do parto, peso total da ninhada, nados-mortos e nascidos vivos e número de lesões cutâneas durante todo o período de alojamento do grupo, em comparação com o grupo ED 2,3m2. No entanto, não houve efeito da DE na composição do colostro e na pontuação de claudicação das porcas. O grupo de porcas S teve um número maior de ninhadas, de nascidos totais e de nascidos vivos, e um número menor de lesões cutâneas durante todo o período de alojamento em grupo, em comparação com o grupo não-S. No entanto, não foram observados efeitos de S no desempenho das porcas, na composição do colostro e na pontuação de claudicação. Além disso, não foram observados efeitos de interação entre DE e S para todas as medições do estudo.

Conclusão: A agressividade das marrãs pode ser reduzida aumentando o espaço disponível durante a gestação, juntamente com a socialização durante a engorda.

Min Y, Kyoung H, Choi Y, Kim D, Jeong Y, Kim Y, Sa S, Park H, Kim C, Hong J, Jeon J, Kim J, Song M. Effects of space allowance during gestation and socialization training during growing period on the productivity and welfare of primiparous sows. Journal of Animal Science and Technology. 2024. https://doi.org/10.5187/jast.2024.e61

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista