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Efeitos do reboque sobre o bem-estar, características da carcaça e qualidade de carne

O tipo de cruzamento parece ter um maior impacto sobre o bem-estar animal e a qualidade da carne que o tipo de veículo.

14 Dezembro 2014
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O objectivo deste estudo foi avaliar os efeitos do tipo de transporte sobre as repostas ao stress e a qualidade da carne de porco num total de 360 machos castrados pertencentes a um de três cruzamentos diferentes: 50% Pietrain com genótipo HALNn (50Nn), 50% Pietrain com genótipo HALNN (50NN) e 25% Pietrain com genótipo HALNN (25NN). Os animais foram transportados num total de 12 viagens de 45 minutos de duração desde a exploração ao matadouro em 6 datas diferentes de 2009 e usando dois tipos de reboques: Pot-Belly (PB) ou flat-deck (FD). Foi registada a temperatura (T) e humidade relativa (HR) e gravados em vídeo os comportamentos dos animais e as intervenções dos transportadores durante a carga, descarga e estabulação na sala de espera. Durante a fase de sangramento foram recolhidas amostras de sangue para avaliação dos níveis de lactato, cortisol, creatina quinase (CK), haptoglobina e Pig-MAP. Também foi determinda a qualidade da carne nos músculos longissimus dorsi (LD), semi-membranoso (SM) e adutor (AD).

As temperaturas foram mais elevadas nos compartimentos 6 e 11 durante a carga (P <0,001), compartimento 11 durante a viagem (P = 0,05) e no compartimento 5 durante a descarga (P = 0,01) do reboque PB. Os porcos descarregados do reboque FD amontoaram-se mais (P <0,001), enquanto que nos reboques PB destacaram os congestionamentos durante a descarga (P<0.001). Os porcos com 50% de genética Pietrain amontoavam-se e congestionavam mais (P <0,001) que os porcos com 25% de genética Pietrain, independentemente da condição de HAL. Os níveis de CK foram maiores (p = 0,03) nos porcos 50Nn transportados no reboque PB, enquanto que os porcos 50Nn e 50NN tiveram maiores níveis de lactato (P = 0,028) que os porcos 25NN. As carcaças dos porcos 50Nn e 50NN eram mais magras (P = 0,04) e a pontuação de danos na pele foi menor (P = 0,04) nas carcaças 25NN. As contusões por amontoamento foram maiores (P = 0,02) nos porcos transportados no reboque FD. Os porcos transportados no reboque PB tiveram maior (P = 0,05) pHu nos músculos SM e AD (P = 0,013). À excepção do pHu no músculo SM, todos os parâmetros de qualidade da carne foram afectados pelo gen Hal (P = 0,04).

O uso de um reboque PB para o transporte de porcos a curta distância até ao abate afectou de forma negativa as respostas de stress e a qualidade da carne. Uma maior proporção de genética Pietrain resultou em carcaças mais magras e porcos de mais difícil maneio. O tipo de cruzamento parece ter um maior impacto sobre o bem-estar animal e a qualidade da carne que o tipo de veículo, se bem que o tipo de reboque pode aumentar estes defeitos negativos relacionados com o genótipo.

A.V. Weschenfelder, S. Torrey, N. Devillers, T. Crowe, A. Bassols, Y. Saco, M. Piñeiro, L. Saucier, L. Faucitano. Effects of trailer design on animal welfare parameters and carcass and meat quality of three Pietrain crosses being transported over a short distance. Livestock Science. Volume 157, Issue 1, October 2013, Pages 234–244. doi:10.1016/j.livsci.2013.07.004

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