X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos do tratamento precoce com antibióticos e maneio stressante sobre a microbiota intestinal

Este estudo investigou se a administração precoce de antibióticos tem efeitos duradouros sobre a microbiota e a funcionalidade intestinal do porco.

11 Dezembro 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Na produção suína intensiva, durante as primeiras etapas de vida são administrados antibióticos com frequência para prevenir as infecções das vias respiratórias e gastrointestinais, frequentemente em combinação com maneios stressantes. Este estudo investigou se a administração precoce de antibióticos tem efeitos duradouros sobre a microbiota e a funcionalidade intestinal do porco.

Para investigar os efeitos de longa duração dos antibióticos, vários leitões foram distribuídos em três grupos diferentes que receberam os seguintes tratamentos: 1) sem antibióticos nem stress, 2) com antibióticos e sem stress e 3) com antibióticos e stress. Todos os tratamentos foram realizados ao quarto dia de vida. Nos dias 55 (~8 semanas) e 176 (~25 semanas) de vida foram recolhidas amostras de conteúdo jejunal para análise da microbiota assim como de tecido do jejuno e íleon para realizar o perfil transcripcional de todo o genoma. Foi observado que o tratamento com antibióticos em combinação ou não com o stress tem efeitos duradouros sobre a expressão génica dos microorganismos intestinais envolvidos em múltiplos processos, inclusive os imunológicos.

Os resultados obtidos neste estudo indicam que as perturbações em idades precoces (4º dia de vida) têm efeitos de longa duração sobre os sistemas digestivos, tanto na expressão génica (dia 55) como na composição da microbiota (dia 176). No dia 55 foi observada uma alta variação nos dados da microbiota, mas não houve diferenças significativas entre os grupos tratamento, devido provavelmente à microbiota recém adquirida durante e imediatamente depois do desmame (dia 28). Com base na diferença observada na expressão génica no dia 55, coloca-se a hipótese que, devido à diferença na programação imunitária durante as primeiras etapas de vida, os sistemas respondem de maneira diferente à nova microbiota adquirida pós-desmame. Como consequência, os sistemas digestivos dos grupos tratamento desenvolvem-se em diferentes homeostases.

Schokker D, Zhang J, Vastenhouw SA, Heilig HG, Smidt H, Rebel JM, Smits MA. Long-lasting effects of early-life antibiotic treatment and routine animal handling on gut microbiota composition and immune system in pigs. PLoS One 02/2015; 10(2):e0116523.
DOI:10.1371/journal.pone.0116523

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista