X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Eficácia de vacina inactivada de PCV2 com adjuvante oleoso em dose única

A vacina poderá servir potencialmente como protecção, para os porcos, contra o desenvolvimento de PMWS.

16 Fevereiro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Investigadores da Universidade Agrícola de Huazhong, China, desenvolveram uma vacina com o vírus inactivado de PCV2 e com adjuvante oleoso que induz uma resposta imunológica nos porcos e que parece oferecer protecção contra a infecção por PCV2 . A vacina poderá servir potencialmente como protecção, para os porcos, contra o desenvolvimento de PMWS.

Durante as investigações, foi desenvolvido um protótipo de vacina usando uma estirpe chinesa de PCV2 inactivada com formalina e adaptada às células PK-15. A inactivação do vírus foi feita utilizando um protocolo standart de inactivação com formalina. As propriedades protectoras do protótipo foram avaliadas em 10 leitões com 28 dias de vida que foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos. O Grupo 1 foi vacinado intramuscularmente com o protótipo e o Grupo 2 que recebeu um placebo. Aos 28 dias pós-vacinação os grupos 1 e 2 foram desafiados via intranasal e intramuscular com 5x107 TCID50 de um isolado virulento do PCV2 .

Os porcos vacinados seroconverteram-se e apresentaram elevados níveis de anticorpos séricos contra PCV2 aos 28 dias após a vacinação enquanto que os animais do grupo controlo permaneceram seronegativos. Não foram observados sinais significativos de doença clínica após o desafío com PCV2 mas foram detectadas quantidades moderadas de antigénio para PCV2 na maioria dos órgãos linfóides dos porcos controlo. O PCV2 foi detectado em dois dos cinco porcos vacinados. As lesões patológicas e a virémia foram mais leves no grupo vacinado.

Kun Yang, Wentao Li, Huihui Niu, Weidong Yan, Xiaoli Liu, Yang Wang, Shuang Cheng, Xugang Ku and Qigai He. Efficacy of single dose of an inactivated porcine circovirus type 2 (PCV2) whole-virus vaccine with oil adjuvant in piglets. Acta Veterinaria Scandinavica 2012, 54:67. doi:10.1186/1751-0147-54-67

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista